
Para tanto, a Anvisa recebeu a incumbência de rever a política de controle do medicamento para torná-la mais rígida. O medicamento é indicado para o tratamento dos casos de gripe A (H1N1).
Até o início deste ano, antes da epidemia do Influenza A, era possível adquirir o Tamiflu® em farmácias e drogarias, mediante apresentação de receita médica. Segundo informações da Anvisa, a ideia é que em 2010 ocorra também a retenção da receita, como ocorre com outros medicamentos de controle especial.
A mudança na política de dispensação do Tamiflu® tem o objetivo de evitar que o medicamento seja usado de forma indiscriminada.
Na ocasião em que foram confirmados os primeiros casos de gripe A no Brasil, o Ministério da Saúde solicitou à empresa fabricante, a Roche, que recolhesse o medicamento do varejo, já que a prioridade era atender a demanda do governo.
Para 2010, quando é esperada uma nova onda do Influenza A, a Roche prevê uma produção maior do antiviral, de forma que possa atender também a demanda do medicamento no varejo.