
Em coletiva, médica da Unicamp diz que fatores hormonais contribuem para os problemas visuais
No mundo existem 45 milhões de cegos, desses 30 milhões são mulheres e 80% dessa cegueira poderia ser evitável e tratável. Durante coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (6) foi divulgada que ainda não há um consenso total sobre os motivos que levam as mulheres a apresentarem mais problemas visuais que os homens, o que já se sabe, segundo a médica e coordenadora do Núcleo de Prevenção à Cegueira da Universidade Estadual de Campinas, Denise Fornazari é que fatores hormonais contribuem para os problemas visuais. " As alterações hormonais da menopausa levam a uma diminuição na produção de lágrima, o que pode acarretar na doença do olho seco - primeira queixa nos consultórios oftalmológicos", explica Denise.
Também existe uma possibiliade da catarata se manifestar mais em mulheres por causa dos hormônios. Mas, de uma forma geral, os fatore que contribuem par a cegueria são: envelhecimento, tabagismo, exposição aos raios ultra-violeta, fatores nutricionais (geralmente falta de vitamina A) e diabetes. Durante a gravidez pode ocorrer o aumento da pressão intraocular, a córnea pode aumentar sua espessura e talvez por isso muitas gestantes tenham intolerância a lente de contato, mas, segundo a médica, esse não é o momento de alterar o grau porque após o nascimento do filho, tudo volta ao normal, é reversível.
Fatores que influenciam na sua qualidade de vida
O Healhty Sight Institute realizou uma pesquisa com 1.007 adultos ( 598 homens e 409 mulheres) e 55% delas não sabem ou não acreditam que fatores hormonais, provocados pela menopausa, pode acarretar na cegueira; 56% das pessoas não acreditam que o cigarro pode influenciar na visão;60% não sabem ou não acreditam que a gravidez pode influenciar na qualidade visual.
"No geral há uma falta de informação e a melhor forma de prevenção é o conhecimento", finaliza a médica Denise Fornazari
Fonte: Revista Guia da farmácia