O empresário Sergio Maeoka, dono da rede de farmácias Nissei, com sede em Curitiba, adiou por três anos a intenção de instalar-se em outros Estados. Primeiro decidiu dedicar-se ao que chama de Projeto Paraná, com o qual dobrou o número de lojas, de 75 para 150, e triplicou o faturamento, que chegou a R$ 500 milhões em 2008. Em 2010 o empresário quer ter 15 lojas em Santa Catarina e, no segundo semestre, voltará a analisar o mercado de São Paulo.
"Ainda não sabemos se entraremos pela capital ou pelo interior", diz Maeoka, que não descarta fazer aquisições. "Vamos avaliar o que é mais favorável", afirma. Pelos seus cálculos, quando a bandeira for fincada no varejo paulista, será preciso abrir cerca de 30 lojas por ano.
Hoje, a venda de medicamentos responde por 60% das receitas e itens de conveniência, perfumaria e cosméticos, por 40%. Das 150 lojas, 72 estão em Curitiba e o restante na região metropolitana e nos principais municípios do Estado. A expansão no interior começou em 2006, quando a Nissei comprou dez lojas da Drogamed. Em 2008 adquiriu quatro lojas da Farmaútil, de Cascavel. No período, Maeoka dobrou a capacidade do seu centro de distribuição, em Curitiba, que já está preparado para o avanço previsto. Os investimentos somaram R$ 60 milhões em 2008 e R$ 25 milhões em 2009.
As informações são da Revista Guia Da Farmácia.