
Até 18 de fevereiro de 2010, as farmácias terão de realizar algumas mudanças importantes no ponto de venda para se adaptarem à resolução RDC 44/09. Uma delas, de maior impacto, sem dúvida, diz respeito à exposição dos medicamentos isentos de prescrição (MIPs), que agora devem ficar atrás do balcão e não mais no autosserviço, ao alcance do consumidor. A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) ganhou uma liminar que garante aos seus associados o não cumprimento de dois itens da RDC 44/09 (leia mais na página 30). A Federação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias (Febrafar) também entrará com recurso na justiça. A Anvisa irá recorrer da decisão. Enquanto isso, novas regras valem para as farmácias independentes.
Com as novas normas, a partir de agora, o usuário que quiser alguns desses itens terá de fazer a solicitação ao farmacêutico e receber o medicamento com a devida orientação. "Os MIPs compõem uma categoria complexa, pela quantidade de oferta entre segmentos, subsegmentos e marcas, fazendo com que a compra nem sempre seja fácil de ser realizada. Agora, atrás do balcão, certamente as marcas mais privilegiadas serão aquelas que chamamos de top of mind, ou seja, as que estão mais enraizadas na mente do shopper", avalia a diretora-geral da Mind Shopper, Alessandra Lima. A especialista considera, ainda, que a promoção desses produtos ficou tão ou mais restrita do que sua exposição, considerando a proibição de propaganda de marcas. "Pela nova RDC, fica permitida somente a divulgação institucional das empresas. Acredito que a indústria terá de recorrer a campanhas educativas, que abordem temas atuais, como doenças de inverno, formas de prevenção e outros, com o patrocínio de suas marcas, para chegar ao consumidor de forma legal e subliminar", avalia.
Fonte: GuiadaFarmacia.com.br