
As perspectivas para a indústria farmacêutica em 2011, não poderiam ser melhores. De acordo com a consultoria especializada nesse mercado, a IMS Health, este ano as vendas no setor devem ser alavancadas em 10%. A mesma pesquisa demonstra ainda que até 2015 o crescimento anual deve se manter na casa dos dois dígitos.
Consequentemente, o faturamento também registra alta. Segundo a Lafis consultoria, o crescimento que ano passado foi de 9,19%, em 2011 deve chegar a 9,28%. O que significa um aumento de R$ 36,74 bilhões para R$ 40,15 bilhões respectivamente.
Não é à toa que o Brasil possui a maior rede de farmácias e drogarias do mundo, de acordo com o Conselho Federal de Farmácia, são 60 mil distribuídas em território nacional. Desde estabelecimentos com bandeiras conhecidas, grandes redes, até pequenos e médios comércios.
O incremento do setor farmacêutico é maior que o registrado em outros países em desenvolvimento, perdendo apenas para a China. Algumas justificativas para esse cenário tão positivo é a ascensão das classes C e D, o envelhecimento da população e o aumento da preocupação com a saúde e a estética que vem beneficiando os laboratórios e os estabelecimentos comerciais, isso, sem esquecer a valorização do Real – já que grande parte da produção brasileira depende da importação de insumos.
Nesse contexto surge a CPhI 2011, o maior evento de insumos para a indústria farmacêutica. Em sua quarta edição, o evento procura discutir com empresários e especialistas do setor os prósperos rumos que o mercado farmacêutico está tomando e, formas de melhorar ainda mais este panorama.
Para isso, paralelamente ao evento – onde estarão expostas as maiores novidades do setor – acontecerá a CPhI Conference. Um ciclo de palestras destinado aos mais variados assuntos sobre o mercado farmacêutico.
A Anvisa estará presente na abertura da CPhI Conference, falando de perspectivas e oportunidades para a indústria farmacêutica no Brasil e no mundo. E quem falará será o Sr. Dirceu Barbano, Diretor-Presidente da instituição.
Patentes – Vencimento, concessão, desafio dos vencimentos de patentes/licença compulsória, direito à proteção da propriedade intelectual de produtos farmacêuticos, patente como alavanca para a inovação.
Pharma Sourcing - registro de insumos farmacêuticos, novo modelo comercial, estratégias de fornecimento para mitigar riscos, desafios e oportunidades para Pharma Sourcing no atendimento do crescente mercado de oncologia, fornecimento de bioequivalentes, são alguns dos tópicos levantados por José Abdallah, presidente da ABRIFAR.
Genéricos – Um dos pilares responsável pela boa forma da indústria farmacêutica, os medicamentos genéricos terão como representante o NextGen – série de debates onde assuntos relacionados ao tema serão estabelecidos, entre eles, identificar as melhores oportunidades para as próximas oportunidades para genéricos e sua inserção e aumento de participação no mercado nacional e internacional. O presidente da Pró-Genéricos, Odnir Finotti fará a abertura do módulo.
Fonte: www.cphi-sa.com.br