
OMS promove ação contra
No dia Mundial da Saúde, a OMS lançou a campanha "Sem ação hoje, sem cura amanhã", de combate à resistência de bactérias a medicamentos. Segundo reportagem do Globo Online, a organização alertou que o uso indiscriminado de antibióticos enfraquece a luta global contra a tuberculose e a malária, avisando sobre um possível retorno dessas doenças aos níveis de antes do desenvolvimento das drogas para tratá-las.
Estima-se que cerca de 440 mil novos casos de tuberculose multirresistente tenham sido relatados no último ano em aproximadamente 60 países. Ao mesmo tempo, outras doenças antigas estão aumento a possibilidade de não haver cura, disse Shin Young-soo, diretor regional da OMS para o Pacífico Ocidental, num comunicado.
Ainda segundo a publicação, ele também pediu que os 193 Estados membros da organização se comprometam em empregar recursos e adotar políticas para lutar contra o problema de resistência a medicamentos.
Além da tuberculose, a OMS disse que a luta contra a malária está sendo dificultada pelo surgimento da resistência à droga que combate a doença. Da mesma forma, o tratamento de gonorreia é ameaaçado pelo crescimento da resistência, e a OMS informou que superbactérias adquiridas em hospitais, resistentes aos principais antibióticos, estão se tornando cada vez mais frequentes.
Fonte:http://guiadafarmacia.com.br