
Os portugueses bebem 2,5 chávenas de café por d ia, o equivalente a 263 miligramas de cafeína. Siga algumas cautelas na ingestão desta substância.
Ainda na planta, os grãos de café estão envolvidos por um fruto que, ao amadurecer, se assemelha a uma pequena cereja. Conhecem-se muitas espécies, mas duas são mais utilizadas para produzir a bebida: arábica e robusta.
A primeira é plantada em quase todos os continentes. A segunda vem sobretudo de África. A principal diferença prende-se com o teor em cafeína, que se reflecte no sabor. A robusta, com cerca do dobro daquela substância, dá origem a uma bebida mais encorpada, forte e amarga.
O café à venda é, no geral, uma mistura destas duas variedades. A escolha depende do gosto. Se pretende sabor suave, prefira a arábica. Ao adicionar alguns grãos de robusta, obtém uma bebida mais amarga.
Um café equivale a cerca de quatro chávenas de chá, outras tantas de bebidas do tipo cola, 1,5 de bebidas energéticas e sete de refrigerantes à base de chá. Se pretende reduzir a dose diária de cafeína, faça-o de forma gradual. Uma interrupção brusca ou irregular pode causar mal--estar, como dores de cabeça e irritabilidade.
Um consumo moderado corresponde a 300 mg de cafeína por dia, ou seja, dois ou três cafés. Mas este limite pode ser exagerado no caso de indivíduos sensíveis ou grupos de risco, como grávidas. Se não conseguirem evitar o consumo, devem diminuí-lo. A alternativa é substituir por descafeinado ou café mais fraco.
Para preparar café em casa e poupar face ao que gasta na rua, tenha em conta a moagem e prensagem. Se comprar em grão, a moagem deve ser fina, mas não em demasia. No caso de ser grossa, o café fica fraco e aguado. Muito fina produz um sabor amargo. Quanto à prensagem, não deixe muito solto nem compacto. No primeiro caso, a água passa rapidamente através do café e, no segundo, não consegue infiltrar-se.
Se não está familiarizado com as máquinas expresso, faça várias tentativas até o produto final ficar ao seu gosto. Primeiro, sai o café e, depois, o creme. Assim que este começa a sair, desligue a máquina para a bebida não ficar aguada e amarga.
Com um tom de caramelo, cerca de meio centímetro de espessura e uniformidade, o creme é o principal indicador de um café bem tirado. Café demasiado prensado produz um creme muito fino. Já se for pouco calcado, ganha uma cor muito clara e a bebida, um sabor mais fraco.
Para conservar
Prazo Consuma no máximo numa semana. O ar e a humidade são os piores inimigos do café. Armazene num recipiente hermeticamente fechado.
Não armazenar junto de produtos com aromas fortes, como cebola ou ervas aromáticas, para não sofrer alterações.
O café torrado moído pode ser guardado no frigorífico ou congelador. Neste caso, não precisa de descongelar antes de usar
Fonte: Sapo.com.pt