segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Por que devemos emagrecer lentamente?

Quando decidimos perder peso, a primeira coisa que pensamos em fazer é inscrever-nos em uma academia e comer menos. Damos inicio a maratona de exercícios, deixamos de jantar, não comemos carboidratos e deliciosos quitutes passam longe.

Logicamente essa transformação pode representar uma perda de peso considerável, porém quando nossos antigos hábitos voltam, pois essas mudanças radicais são insustentáveis, o excesso de peso também retorna.

Esse insucesso após o período de dieta pode vir acompanhado da falta de nutrientes necessários e desencadear carências severas, além de manifestar desconfortos que negligenciamos como dor de cabeça, falta de concentração, cansaço excessivo, unhas fracas, palidez e cabelos quebradiços.

Para ficarmos distante de todas essas desagradáveis conseqüências, é importante mudarmos os hábitos gradativamente, para que façam parte da nossa nova rotina. Sendo assim o peso eliminado não é confundido com uma diminuição da retenção de líquidos ou perda de músculo e não gordura.

Desconfie de qualquer perda de peso que seja maior que quatro quilos por mês. Mesmo com uma percepção mais demorada do emagrecimento, esse processo precisa ocorrer lentamente e deve ser conseqüência da mudança de hábitos alimentares para manter-se com o peso tão desejado.