segunda-feira, 15 de novembro de 2010

As atribuições e responsabilidade individual dos farmacêuticos

Abaixo a entrevista para o Guia da Farmácia que o Consultor Desenvolva Cassio Berteli deu para a jornalista Egle Leonardi.



1) As atribuições e responsabilidade individual dos farmacêuticos devem estar descritas no Manual de Boas Práticas Farmacêuticas do estabelecimento e ser compreensíveis a todos os funcionários. Como a farmácia deve fazer esse relatório? Há algum modelo a seguir?

AS ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES INDIVIDUAIS DO FARMACÊUTICO DEVEM CONSTAR NO MANUAL, DEVE FICAR EXPOSTO EM LOCAL VISÍVEL (JUNTO COM OUTROS DOCUMENTOS EXIGIDOS PELA LEGISLAÇÃO) AO PÚBLICO.

ATRIBUIÇÕES DE FORMA GERAL – RESPEITAR AS DETERMINAÇÕES ESTABELECIDAS PELOS CONSELHOS FEDERAL E REGIONAL DE FARMÁCIA.

COMO:

RESPONSABILIDADE TÉCNICA DA DROGARIA, TREINAMENTO INTERNO AOS COLABORADORES, MANUTENÇÃO E TRANSMISSÃO DE MEDICAMENTOS CONTROLADOS AO “SNGPC”, ASSEGURAR AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS Á PROMOÇÃO DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS NO ESTABELECIMENTO, CUMPRIR AS NORMAS SANITÁRIAS FEDERAIS, ESTADUAIS E MUNICIPAIS VIGENTES E APLICAVÉIS ÀS FARMÁCIAS E DROGARIAS.

2) Que tipo de treinamento os funcionários devem receber?

TREINAMENTO APLICADO AOS COLABORADORES através do Farmacêutico:
ATUALIZAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS NA FORMA INJETÁVEL (IM-EV-SC-ID). NA IM INCLUSIVE A TÉCNICA EM “Z”
ATUALIZAÇÃO NA ADMINSTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS PARA USO EM INALOTERAPIA;
IDENTIFICAÇÃO DE RECEITAS EM GERAL;
PREENCHIMENTO E REGRAS EM GERAL DE RECEITAS NA VENDA DE MEDICAMENTOS CONTROLADOS (PORTARIA 344/98);
ATUALIZAÇÃO DE CLASSES TERAPÊUTICAS;
ATUALIZAÇÃO DE PRODUTOS ALHEIOS AO RAMO FARMACÊUTICO;
PATOLOGIAS MAIS COMUNS.



- Há necessidade de registrar os cursos e treinamentos? Como isso deve ser feito?

SIM, DEVE SER REGISTRADOS.

Registro em Formulário específico!
ARQUIVAR A LISTA DE PRESENÇA NA LOJA PARA POSTERIORES AVERIGUAÇÕES.
APÓS TREINAMENTO FAZER AVALIAÇÃO DOS PARTICIPANTES.

DESTACANDO PARA OS DEMAIS COLABORADORES E CLIENTES QUE SÃO DE SUA INTEIRA RESPONSABILIDADE (FARMACÊUTICO) A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS FARMACÊUTICOS:

PERFURAÇÃO DO LÓBULO AURICULAR PARA COLOCAÇÃO DE BRINCOS
SERVIÇOS FARMACÊUTICOS (PARÂMETROS FISIOLÓGICOS):
AFERIÇÃO DE PRESSÃO ARTERIAL E TEMPERATURA CORPORAL. TODOS DESCRITOS PASSO A PASSO EM SEU RESPECTIVO POP.
E POSTERIORMENTE AO ATENDIMENTO REGISTRADO NA DECLARAÇÃO DE SERVIÇO FARMACÊUTICO. (DESENVOLVIDO PELO FARMACÊUTICO OBEDECENDO AS NORMAS DA RDC 44).
SERVIÇOS FARMACÊUTICOS (PARÂMETROS BIOQUÍMICOS):

AFERIÇÃO DE GLICEMIA CAPILAR. DESCRITO PASSO A PASSO EM SEU RESPECTIVO POP.
POSTERIORMENTE AO ATENDIMENTO REGISTRADO NA DECLARAÇÃO DE SERVIÇO FARMACÊUTICO. (DESENVOLVIDO PELO FARMACÊUTICO OBEDECENDO AS NORMAS DA RDC 44).
ADMINSTRAÇÃO DE MEDICAÇÃO INJETÁVEL PODE SER DELEGADO A OUTROS COLABORADORES DA EMPRESA SUPERVISIONADOS PELO FARMACêUTICO RESPONSÁVEL E QUE TENHAM REALIAZADO TREINAMENTO. O NOME DOS APLICADORES DEVE CONSTAR EM LOCAL VISÍVEL AO PÚBLICO NA SALA DE APLICAÇÃO.
- Como capacitá-los para o cumprimento da legislação sanitária?

COM TREINAMENTOS PERIÓDICOS REALIZADOS PELO FARMACÊUTICO.

- O que fazer em caso de acidente e episódio envolvendo riscos à saúde?

DE ACORDO COM O PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL (PCMSO) LEI Nº 6514 DE 22 DE DEZEMBRO DE 1977, E APROVADO PELA PORTARIA 3214 DE 08 DE JUNHO DE 1978, E ESTA CONTIDA EM SUA NORMA REGULADORA Nº 07, QUE ESTABELECE A OBRIGATORIEDADE DA ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PCMSO.

O SUPERVISOR ( ENCARREGADO, LIDER) DA LOJA É RESPONSÁVEL PôR INVESTIGAR TODO ACIDENTE QUE OCORRER EM SUA LOJA, MESMO QUE O ACIDENTE NÃO RESULTAR EM LESÃO PESSOAL OU DANOS EM PROPRIEDADES. A RAZÃO DISTO É ENCONTRAR O QUE CAUSOU O ACIDENTE E O QUE PODE SER PREVINIDO, BEM COMO ENCAMINHAR OS DADOS DO ACIDENTE E RELATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO PARA O SETOR DE SEGURANÇA E COMUNICAR O MÉDICO DO TRABALHO QUANDO DA EXISTêNCIA DE DANOS A SAÚDE E OU INTEGRIDADE FÍSICA DO FUNCIONÁRIO.

O ACIDENTE DEVE SER ATENDIDO EM HOSPITAL DA REDE PÚBLICA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, ACOMPANHADO PELA COMUNICAÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO (CAT) OBS: O CAT PODE SER ENTREGUE ATÉ 24HORAS APÓS O ACIDENTE, SERÁ EMITIDO PELO DEPARTAMENTO PESSOAL DA EMPRESA OU POR UM MEMBRO DO SESMT, OU QUANDO DA AUSêNCIA DE AMBOS POR UM FUNCIONÁRIO TREINADO PARA TANTO, QUANDO DA ALTA DO ACIDENTE ELE DEVERÁ TRAZER Á EMPRESA A COMUNICAÇÃO DE ALTA MÉDICA (CAM) QUE DEVERÁ SER ENTREGUE AO DEPARTAMENTO PESSOAL OU SESMT DA EMPRESA, E ARQUIVADA PARA AVALIAÇÃO DO MÉDICO DO TRABALHO.

ESTADO PESSOAL

INSTRUIR O FUNCIONÁRIO QUE SEMPRE QUE ELE SE SENTIR DOENTE OU SE NOTAR EM SEU COMPANHEIRO QUAISQUER SINAIS DE DOENÇA, RELATAR O CASO A SEU SUPERVISOR/LIDER IMEDIATAMENTE, PARA QUE ELE POSSA ENCAMINHÁ-LO AO MÉDICO DA EMPRESA E OU MÉDICO DO TRABALHO.

AFASTAMENTO POR DOENÇA

QUANDO O FUNCIONÁRIO SE AFASTAR PÔR MOTIVO DE DOENÇA, DEVERÁ TRAZER UM ATESTADO MÉDICO PARA PODER RETORNAR AO TRABALHO, QUE É FORNECIDO PELO MÉDICO JUNTAMENTE COM OS DIAS QUE ELE FICOU AUSENTE. ESTE DOCUMENTO DEVE SER ENTREGUE AO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA DO TRABALHO, CUJO QUAL DEVERÁ SER ARQUIVADO EM PRONTUÁRIO PRÓPRIO PARA ANÁLISE DO MÉDICO DO TRABALHO.


EPISÓDIOS ENVOLVENDO RISCOS Á SAÚDE?

-RISCOS ERGONÔMICOS (EXIGÊNCIA DE POSTURAINADEQUADA).

-ACIDENTES (NATUREZA E LOCAL DE TRABALHO);

-BIOLÓGICOS (VÍRUS, FUNGOS E BACTÉRIAS).

VISÍTA PERIÓDICA DO PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL (PCMSO) NA TENTATIVA DE MINIMIZAR OS RÍSCOS.

Fonte: http://www.treinamentosparafarmacia.com/