domingo, 5 de setembro de 2010

Dias secos

Brasileiro busca alívio contra seca e aquece vendas de diversas categorias


Tamanho calor em pleno inverno e a baixa umidade do ar, que têm assolado toda região Sudeste, parte do Sul e Centro Oeste do país, provocaram uma corrida de consumidores em busca de produtos para aliviar os males do clima. Umidificadores, água mineral, sucos, cerveja, hidratantes para a pele e sprays nasais registram aumentos expressivos de vendas, em relação a meses mais úmidos. As vendas de umidificadores, por exemplo, disparam em dias com recordes de baixa na umidade relativa do ar chegou na capital paulista a 13% - o nível mais crítico do ano - e a 14% no Rio de Janeiro. "Praticamente 80% das vendas se concentram neste período do ano", diz Joaquim Alfani, gerente de Produtos do Grupo Seb, dono da marca Arno. Na rede de hipermercados Extra, do início do mês até a última terça-feira, as vendas de umidificador cresceram 100% em relação ao mesmo período do ano passado. Na Drogaria São Paulo, as vendas aumentaram mais de 50% no último trimestre. "Por mês, vendemos cerca de 300 aparelhos. Mas nesse mês de agosto já chegamos a 1,8 mil", diz Marcos Arede, diretor comercial da drogaria Onofre. No caso dos sprays nasais e do soro fisiológico, o aumento foi chegou a 300% em relação aos meses mais úmidos. Hidratantes faciais ou corporais e protetores labiais também têm maior procura, segundo Isabel Gimenes, uma das maiores vendedoras em volume das marcas Avon, Natura e Jequiti. "Nesses dias, de cada cinco clientes, quatro compram hidratantes ou protetores labiais", conta ela.