Aplicação está prevista para 2012
Passados pouco mais de três meses desde a inclusão de 70 procedimentos no rol de operações dos planos de saúde, a Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS) já discute com as operadoras a revisão dessas coberturas, prevista para ocorrer em 2012. A idéia é ampliar o número de serviços, mas a principal ação é para que em dois anos as empresas passem a oferecer assistência farmacêutica, à semelhança dos SUS, que fornece medicamentos a pacientes que utilizam postos e hospitais públicos. O argumento utilizado pela ANS para a possível inclusão deste procedimento, de acordo com o diretor-presidente da agência, Mauricio Ceschin, é que aproximadamente 80% dos clientes de planos de saúde não conseguem completar o tratamento prescrito pelos médicos por não terem condições de arcar com as despesas de remédios. Segundo o presidente da Unimed Fortaleza, João Mairton Pereira de Lucena, em reportagem da SEGS, a discussão mais evidente tem sido a forma como será aplicada a compensação financeira para essa nova cobertura, que vai gerar custo para os operadores.
O Blog visa divulgar informações importantes, assuntos polêmicos, legislações que influenciam o varejo farmacêutico e cuidados referente a utilização de medicamentos.
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Anvisa suspende uso do medicamento Avandia no Brasil
Decisão foi tomada após a FDA restringir o remédio para diabete e a UE proibir a venda
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou o registro do medicamento Avandia, fabricado pela GlaxoSmithKline, indicado para o tratamento da diabete.
A decisão foi tomada depois de avaliar que os riscos do uso do medicamento, cuja substância ativa é rosiglitazona, são maiores do que seus benefícios. A Anvisa determina também que o laboratório recolha o medicamento em todo território nacional.
Na semana passada, a agência de vigilância sanitária americana Food and Drug Administration (FDA) havia aprovado a restrição do medicamento por causa do risco de danos cardiovasculares, como ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais. A Agência Europeia de Medicamentos (EMEA) determinou a retirada do medicamento do mercado.
Fonte: Estadão.com
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou o registro do medicamento Avandia, fabricado pela GlaxoSmithKline, indicado para o tratamento da diabete.
A decisão foi tomada depois de avaliar que os riscos do uso do medicamento, cuja substância ativa é rosiglitazona, são maiores do que seus benefícios. A Anvisa determina também que o laboratório recolha o medicamento em todo território nacional.
Na semana passada, a agência de vigilância sanitária americana Food and Drug Administration (FDA) havia aprovado a restrição do medicamento por causa do risco de danos cardiovasculares, como ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais. A Agência Europeia de Medicamentos (EMEA) determinou a retirada do medicamento do mercado.
Fonte: Estadão.com
Produtos da Johnson & Johnson alvo de recalls devem voltar logo ao mercado
CEO diz que empresa desapontou consumidores e investe R$ 171 milhões para corrigir problemas
Os produtos alvo de recalls da empresa americana especializada na produção de fármacos e utensílios médicos Johnson & Johnson - que incluem milhões de frascos de 40 remédios populares, devem estar de volta às prateleiras das farmácias e lojas em breve - informou em comunicado o executivo-chefe da companhia, William Weldon, nesta quarta-feira, 29.
Em documento divulgado antes de uma audiência no Congresso dos Estados Unidos, o CEO disse que a subsidiária McNeil começará a vender na próxima semana cerca de 1 milhão de vidros de um dos produtos (que não foi divulgado) e espera distribuir 4 milhões de unidades até o fim do ano.
A declaração veio às vésperas da primeira grande aparição pública de Weldon desde os recalls, no painel da Comissão de Supervisão e Reforma do Governo, na Câmara dos Representantes, que ocorrerá nesta quinta-feira.
"Nós desapontamos os consumidores. Não mantivemos nossos elevados padrões de qualidade e, como resultado, as crianças não têm mais acesso a medicamentos importantes", afirmou o CEO. "Assumo a plena responsabilidade pelos problemas na McNeil e também para corrigi-los", completou.
Desde o dia 30 de abril, os recalls atingiram remédios como o Tylenol infantil, contra dor. Segundo Weldon, a Johnson & Johnson tem feito melhorias significativas nas instalações da McNeil e investido US$ 100 milhões (R$ 171 milhões) para corrigir as falhas.
Quanto ao polêmico recall "fantasma" do anti-inflamatório Motrin, no ano passado, a companhia "deveria ter agido diferente", avalia o executivo-chefe. Segundo ele, a McNeil teve "boas intenções" ao contratar empreiteiras para ajudar a retirar os produtos do mercado, mas essa não deveria ter sido a forma de as empresas Johnson & Johnson lidarem com produtos defeituosos.
Fonte: Estadão.com
Os produtos alvo de recalls da empresa americana especializada na produção de fármacos e utensílios médicos Johnson & Johnson - que incluem milhões de frascos de 40 remédios populares, devem estar de volta às prateleiras das farmácias e lojas em breve - informou em comunicado o executivo-chefe da companhia, William Weldon, nesta quarta-feira, 29.
Em documento divulgado antes de uma audiência no Congresso dos Estados Unidos, o CEO disse que a subsidiária McNeil começará a vender na próxima semana cerca de 1 milhão de vidros de um dos produtos (que não foi divulgado) e espera distribuir 4 milhões de unidades até o fim do ano.
A declaração veio às vésperas da primeira grande aparição pública de Weldon desde os recalls, no painel da Comissão de Supervisão e Reforma do Governo, na Câmara dos Representantes, que ocorrerá nesta quinta-feira.
"Nós desapontamos os consumidores. Não mantivemos nossos elevados padrões de qualidade e, como resultado, as crianças não têm mais acesso a medicamentos importantes", afirmou o CEO. "Assumo a plena responsabilidade pelos problemas na McNeil e também para corrigi-los", completou.
Desde o dia 30 de abril, os recalls atingiram remédios como o Tylenol infantil, contra dor. Segundo Weldon, a Johnson & Johnson tem feito melhorias significativas nas instalações da McNeil e investido US$ 100 milhões (R$ 171 milhões) para corrigir as falhas.
Quanto ao polêmico recall "fantasma" do anti-inflamatório Motrin, no ano passado, a companhia "deveria ter agido diferente", avalia o executivo-chefe. Segundo ele, a McNeil teve "boas intenções" ao contratar empreiteiras para ajudar a retirar os produtos do mercado, mas essa não deveria ter sido a forma de as empresas Johnson & Johnson lidarem com produtos defeituosos.
Fonte: Estadão.com
Aftas
Aftas são as lesões mais freqüentes encontradas na boca.
Aftas são caracterizadas por úlceras (feridas) arredondadas de coloração branco-amarelada e contorno avermelhado. São geralmente dolorosas, principalmente em contato com alimentos.
Muitas lesões da mucosa bucal podem ser confundidas com aftas, mas este termo refere-se ao diagnóstico de úlcera aftosa recorrente ou estomatite aftosa recorrente.
Aftas podem surgir em qualquer parte da mucosa oral, incluindo gengivas, palato, amígdalas, parte ventral da língua e interior da bochechas.
Aftas duram tipicamente de 7 a 10 dias, resolvendo-se espontaneamente, na maioria dos casos.
Causas da afta
Não existem causas específicas para o desenvolvimento de aftas, mas alguns fatores de risco são apontados:
•Predisposição genética;
•Deficiência de ferro, ácido fólico, vitamina B6 e B12 podem estar associadas;
•Sistema imunológico desregulado;
•Estresse emocional é freqüentemente apontado como desencadeante;
•Trauma local (machucar) pode iniciar uma afta;
•Síndrome de Becet (doença auto-imune);
•Doença celíaca (doença inflamatória do intestino ligada ao glúten);
•Alguns alimentos desencadeiam aftas em alguns indivíduos, e não em outros.
Aftas são caracterizadas por úlceras (feridas) arredondadas de coloração branco-amarelada e contorno avermelhado. São geralmente dolorosas, principalmente em contato com alimentos.
Muitas lesões da mucosa bucal podem ser confundidas com aftas, mas este termo refere-se ao diagnóstico de úlcera aftosa recorrente ou estomatite aftosa recorrente.
Aftas podem surgir em qualquer parte da mucosa oral, incluindo gengivas, palato, amígdalas, parte ventral da língua e interior da bochechas.
Aftas duram tipicamente de 7 a 10 dias, resolvendo-se espontaneamente, na maioria dos casos.
Causas da afta
Não existem causas específicas para o desenvolvimento de aftas, mas alguns fatores de risco são apontados:
•Predisposição genética;
•Deficiência de ferro, ácido fólico, vitamina B6 e B12 podem estar associadas;
•Sistema imunológico desregulado;
•Estresse emocional é freqüentemente apontado como desencadeante;
•Trauma local (machucar) pode iniciar uma afta;
•Síndrome de Becet (doença auto-imune);
•Doença celíaca (doença inflamatória do intestino ligada ao glúten);
•Alguns alimentos desencadeiam aftas em alguns indivíduos, e não em outros.
terça-feira, 28 de setembro de 2010
INCOR LANÇA CURSO INÉDITO PELA INTERNET PARA AJUDAR PESSOAS A ADOTAR HÁBITOS SAUDÁVEIS DE VIDA
Pessoas de todas as idades e de todas as regiões do Brasil poderão fazer gratuitamente, em tempo real, pela internet, o curso Como cuidar do seu coração, com os médicos e os especialistas do Incor
O Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP) está inovando mais uma vez em seu esforço de esclarecer a população sobre como mudar hábitos simples do dia a dia, para conquistar bem-estar e uma vida saudável. Já estão abertas as inscrições no site do Incor para a versão on line do curso “Como cuidar do seu coração”, que acontecerá no dia 16 de outubro, das 8h às 18h, para todo o Brasil. O curso é gratuito e será transmitido em tempo real pela internet. Como as sugestões e a linguagem utilizadas são deliberadamente simples, qualquer pessoa, de qualquer idade e de qualquer nível de escolaridade, poderá colocá-las em prática.
Esse curso é realizado semestralmente, há 21 anos, na modalidade presencial, sob coordenação do Serviço de Nutrição e Dietética do Incor. Esta será a primeira vez que o “Como cuidar do seu coração” será realizado pela internet.
“Usamos a tecnologia da Web para levar a um maior número de pessoas informações de qualidade que motivem os participantes a fazerem pequenas mudanças para preservar a saúde do coração e a qualidade de vida como um todo”, diz o Prof. Dr. Noedir Stolf, presidente do Incor.
"Como cuidar do seu coração" é feito sob medida tanto para pessoas que querem tratar de forma adequada os males que acometem seu coração, como para aquelas que desejam somente prevenir as doenças cardíacas e seus fatores de risco (hipertensão, diabetes, obesidade e colesterol e triglicérides altos).
Pelo computador, os participantes, individualmente ou em família, poderão assistir as palestras dos médicos e especialistas do Incor, com dicas preciosas sobre como driblar, de maneira descomplicada, as ameaças de doenças do coração. O curso está organizado em palestras, portanto quem não puder acompanhar toda a programação, das 8h às 18h, com intervalo de almoço, das 12h30 às 14h – poderá assistir a uma ou outra palestra. Para aqueles que assistirem, no mínimo, 75% das aulas, serão concedidos certificados de participação.
O curso é conduzido pela equipe de médicos, nutricionistas, psicólogos e professores de educação física do Incor, em palestras e oficinas sobre os principais conceitos da alimentação saudável, prática de exercícios físicos e controle do estresse e da depressão.
São mais de dez anos de experiência da equipe na abordagem com o público, buscando a aderência a uma nova atitude de vida voltada para a saúde e o bem-estar.
Além da equipe do Incor, o curso “Como cuidar do seu coração” conta com um depoimento de paciente sobre sua experiência de sucesso na mudança de hábitos para uma vida mais saudável.
A versão on line é concomitante à modalidade presencial – que acontecerá no anfiteatro do Incor, em São Paulo, com 90 vagas disponíveis para inscrição. Informações: 11 3069-5428.
O Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP) está inovando mais uma vez em seu esforço de esclarecer a população sobre como mudar hábitos simples do dia a dia, para conquistar bem-estar e uma vida saudável. Já estão abertas as inscrições no site do Incor para a versão on line do curso “Como cuidar do seu coração”, que acontecerá no dia 16 de outubro, das 8h às 18h, para todo o Brasil. O curso é gratuito e será transmitido em tempo real pela internet. Como as sugestões e a linguagem utilizadas são deliberadamente simples, qualquer pessoa, de qualquer idade e de qualquer nível de escolaridade, poderá colocá-las em prática.
Esse curso é realizado semestralmente, há 21 anos, na modalidade presencial, sob coordenação do Serviço de Nutrição e Dietética do Incor. Esta será a primeira vez que o “Como cuidar do seu coração” será realizado pela internet.
“Usamos a tecnologia da Web para levar a um maior número de pessoas informações de qualidade que motivem os participantes a fazerem pequenas mudanças para preservar a saúde do coração e a qualidade de vida como um todo”, diz o Prof. Dr. Noedir Stolf, presidente do Incor.
"Como cuidar do seu coração" é feito sob medida tanto para pessoas que querem tratar de forma adequada os males que acometem seu coração, como para aquelas que desejam somente prevenir as doenças cardíacas e seus fatores de risco (hipertensão, diabetes, obesidade e colesterol e triglicérides altos).
Pelo computador, os participantes, individualmente ou em família, poderão assistir as palestras dos médicos e especialistas do Incor, com dicas preciosas sobre como driblar, de maneira descomplicada, as ameaças de doenças do coração. O curso está organizado em palestras, portanto quem não puder acompanhar toda a programação, das 8h às 18h, com intervalo de almoço, das 12h30 às 14h – poderá assistir a uma ou outra palestra. Para aqueles que assistirem, no mínimo, 75% das aulas, serão concedidos certificados de participação.
O curso é conduzido pela equipe de médicos, nutricionistas, psicólogos e professores de educação física do Incor, em palestras e oficinas sobre os principais conceitos da alimentação saudável, prática de exercícios físicos e controle do estresse e da depressão.
São mais de dez anos de experiência da equipe na abordagem com o público, buscando a aderência a uma nova atitude de vida voltada para a saúde e o bem-estar.
Além da equipe do Incor, o curso “Como cuidar do seu coração” conta com um depoimento de paciente sobre sua experiência de sucesso na mudança de hábitos para uma vida mais saudável.
A versão on line é concomitante à modalidade presencial – que acontecerá no anfiteatro do Incor, em São Paulo, com 90 vagas disponíveis para inscrição. Informações: 11 3069-5428.
Muito tempo na frente do computador pode provocar Síndrome do Olho Seco
O tempo seco atrelado ao uso intensivo do computador em ambientes com ar condicionado leva à desidratação da córnea, ocasionando a Síndrome do Olho Seco. Nesta segunda-feira (27), é comemorado o Dia Nacional de Conscientização da Síndrome, que já atinge mais de 18 milhões de pessoas no Brasil, segundo a Associação dos Portadores do Olho Seco (Apos).
“Os sintomas são desconforto na vista, às vezes com sensação de areia nos olhos e até vermelhidão”, explica Pedro Carricondo, oftalmologista do Hospital das Clínicas. Olhos lacrimejando, vista embaçada e sensibilidade à luz também podem aparecer.
O olho seco acontece quando a pessoa não pisca muito (na frente da tela do computador ou da tv) ou quando o tempo está seco (seja naturalmente ou por causa do ar condicionado). Então, o filme lacrimal deixa de ser suficiente para manter o olho lubrificado. O envelhecimento e a poluição são outras causas que contribuem para o aparecimento da doença.
Segundo o oftalmologista, normalmente o olho seco não causa maiores problemas além do desconforto por algumas horas ou dias, mas em casos mais graves é possível afetar a visão permanentemente.
“A falta de lubrificação em longo prazo favorece o aparecimento de infecções, principalmente se a pessoa coça o olho. Além disso, há a perda do epitélio, células cobertas pela lágrima que morrem, o que gera diminuição da visão. Quando o olho está muito seco, a córnea se vasculariza, e nos casos mais graves, ocorre a perda da visão”, conta.
O tratamento é baseado em melhorar as condições que causaram a síndrome, tentando melhorar a umidade do ar e dos olhos, com colírios lubrificantes e com a ingestão de bastante líquido. Quando há inflamação, são usados colírios específicos e em casos raríssimos pode ser necessária uma transfusão de glândula lacrimal. Para quem trabalha no computador, é indicado fazer pausas de 10 a 15 minutos a cada hora.
Ainda de acordo com o especialista, caso os sintomas persistam é aconselhável que o paciente procure um oftalmologista. A Síndrome é a segunda maior causa de atendimento em consultórios
Fonte: Portal Uol
Notícia publicada em: 27/09/2010
“Os sintomas são desconforto na vista, às vezes com sensação de areia nos olhos e até vermelhidão”, explica Pedro Carricondo, oftalmologista do Hospital das Clínicas. Olhos lacrimejando, vista embaçada e sensibilidade à luz também podem aparecer.
O olho seco acontece quando a pessoa não pisca muito (na frente da tela do computador ou da tv) ou quando o tempo está seco (seja naturalmente ou por causa do ar condicionado). Então, o filme lacrimal deixa de ser suficiente para manter o olho lubrificado. O envelhecimento e a poluição são outras causas que contribuem para o aparecimento da doença.
Segundo o oftalmologista, normalmente o olho seco não causa maiores problemas além do desconforto por algumas horas ou dias, mas em casos mais graves é possível afetar a visão permanentemente.
“A falta de lubrificação em longo prazo favorece o aparecimento de infecções, principalmente se a pessoa coça o olho. Além disso, há a perda do epitélio, células cobertas pela lágrima que morrem, o que gera diminuição da visão. Quando o olho está muito seco, a córnea se vasculariza, e nos casos mais graves, ocorre a perda da visão”, conta.
O tratamento é baseado em melhorar as condições que causaram a síndrome, tentando melhorar a umidade do ar e dos olhos, com colírios lubrificantes e com a ingestão de bastante líquido. Quando há inflamação, são usados colírios específicos e em casos raríssimos pode ser necessária uma transfusão de glândula lacrimal. Para quem trabalha no computador, é indicado fazer pausas de 10 a 15 minutos a cada hora.
Ainda de acordo com o especialista, caso os sintomas persistam é aconselhável que o paciente procure um oftalmologista. A Síndrome é a segunda maior causa de atendimento em consultórios
Fonte: Portal Uol
Notícia publicada em: 27/09/2010
Anvisa faz acordo com EUA para agilizar o registro de medicamentos
A Anvisa e a agência americana FDA (Food and Drug Administration) firmaram, na última quarta-feira (24), em Washington, um acordo para agilizar o registro de medicamentos e acelerar a avaliação sobre a retirada de produtos do mercado.
O acordo é a primeira etapa para o reconhecimento mútuo entre as duas agências e envolve três áreas distintas: registro de medicamentos, equipamentos e produtos médicos, inspeções e vigilância pós-mercado.
A medida vai permitir a troca de todas as informações sobre registro de medicamentos entre as duas agências, o que facilitará a liberação de venda do produto e evitará que a análise da documentação das empresas seja feita duas vezes.
Outra novidade é que Anvisa e FDA passam a reconhecer as inspeções realizadas pela sua correspondente no país estrangeiro.
Segundo o ministro da Saúde José Gomes Temporão, o acordo é um reconhecimento do trabalho que é desenvolvido pela Anvisa e terá um impacto brutal na agilidade e segurança dos processos.
Fonte: Folha Online
Notícia publicada em: 27/09/2010
O acordo é a primeira etapa para o reconhecimento mútuo entre as duas agências e envolve três áreas distintas: registro de medicamentos, equipamentos e produtos médicos, inspeções e vigilância pós-mercado.
A medida vai permitir a troca de todas as informações sobre registro de medicamentos entre as duas agências, o que facilitará a liberação de venda do produto e evitará que a análise da documentação das empresas seja feita duas vezes.
Outra novidade é que Anvisa e FDA passam a reconhecer as inspeções realizadas pela sua correspondente no país estrangeiro.
Segundo o ministro da Saúde José Gomes Temporão, o acordo é um reconhecimento do trabalho que é desenvolvido pela Anvisa e terá um impacto brutal na agilidade e segurança dos processos.
Fonte: Folha Online
Notícia publicada em: 27/09/2010
domingo, 26 de setembro de 2010
Anvisa suspende três remédios oncológicos
A Anvisa determinou ontem a suspensão de nove produtos, entre eles, três remédios usados em tratamentos oncológicos: o Lupron Depot, importado pelo laboratório Abbott; o Oncovin e o Velban, importados pela Antibióticos do Brasil. Nos três casos, a agência alegou não atendimento das exigências regulamentares. Também são mencionados dois recolhimentos voluntários de medicamentos: o Lectrum, da Sandoz, por resultados insatisfatórios em testes de uniformidade de conteúdo, e um lote da vacina para Haemophilus Influenza B, de Bio-Manguinhos, por erros em informações do rótulo do produto.
Fonte: O Estado de S.Paulo
Notícia publicada em: 24/09/2010
Fonte: O Estado de S.Paulo
Notícia publicada em: 24/09/2010
90% dos médicos dizem sofrer interferência de plano de saúde
Pesquisa foi realizada pelo Datafolha
Cerca de nove em cada dez médicos paulistas dizem sofrer interferência dos planos de saúde em sua autonomia profissional, aponta pesquisa do Datafolha feita a pedido da Associação Paulista de Medicina (APM). De acordo com reportagem do O Estado de S. Paulo, entre as reclamações estão recusa de pagamento de serviços prestados e pressão das operadoras para diminuir o número de exames e o tempo de internação. Em uma escala de 0 a 10, os 403 médicos entrevistados deram nota média de 4,7 para os convênios. Um dos fatores que deixou o resultado abaixo da média foi o valor do honorário médico pago pelas empresas. Ainda segundo a reportagem, mal remunerados e ameaçados de descredenciamento pelas operadoras caso não reduzam os exames, o tempo de internação e a prescrição de procedimentos e medicamentos de alto custo, os médicos ficam impossibilitados de prestar um serviço de qualidade ao usuário dos convênios, afirmou o presidente da APM, Jorge Carlos Machado Curi.
Fonte: GUIADAFARMACIA.COM.BR
Cerca de nove em cada dez médicos paulistas dizem sofrer interferência dos planos de saúde em sua autonomia profissional, aponta pesquisa do Datafolha feita a pedido da Associação Paulista de Medicina (APM). De acordo com reportagem do O Estado de S. Paulo, entre as reclamações estão recusa de pagamento de serviços prestados e pressão das operadoras para diminuir o número de exames e o tempo de internação. Em uma escala de 0 a 10, os 403 médicos entrevistados deram nota média de 4,7 para os convênios. Um dos fatores que deixou o resultado abaixo da média foi o valor do honorário médico pago pelas empresas. Ainda segundo a reportagem, mal remunerados e ameaçados de descredenciamento pelas operadoras caso não reduzam os exames, o tempo de internação e a prescrição de procedimentos e medicamentos de alto custo, os médicos ficam impossibilitados de prestar um serviço de qualidade ao usuário dos convênios, afirmou o presidente da APM, Jorge Carlos Machado Curi.
Fonte: GUIADAFARMACIA.COM.BR
sábado, 25 de setembro de 2010
Prati-Donaduzzi: ascensão no ranking das 500 Maiores do Sul

O ranking das 500 Maiores do Sul, publicado pela revista Amanhã, destaca os maiores grupos e empresas individuais da região sul do Brasil. A publicação é baseada mediante critérios técnicos de análise de balanço onde foram examinadas as demonstrações contábeis das organizações participantes.
Segundo a revista, as maiores empresas do sul enfrentaram de frente os efeitos da crise e fecharam 2009 lucrando mais apesar de terem faturado menos. Neste ano, a Prati-Donaduzzi subiu 48 posições, passou da 293ª para a 245ª colocação. Em 2007 ocupávamos o 347º lugar no ranking.
Outra conquista, foi a entrada da Prati-Donaduzzi no grupo das 100 maiores do Paraná, ano em que o estado ultrapassa a soma das receitas das maiores companhias gaúchas, pela primeira vez na história.

Primavera! Flores! Polén! E conjuntivite
No dia 22 de setembro começou a primavera, estação das flores. Mas, cuidado!

Além da baixa umidade do ar, da poeira que se espalha pela cidade e do vento, o pólen das flores que começa a buscar meio de reprodução é mais um fator para lembrar que os olhos estão super expostos aos processos da natureza neste período e reclamam. O alerta é do oftalmologista Victor Saques Neto.
É preciso adequar os hábitos nesse período, segundo Saques, para conviver em harmonia com o pólen, fundamental para o reflorescimento. Especialmente as crianças, mostram-se um alvo muito evidente da ceratoconjuntivite primaveril, frequente em Cidades durante o verão e a primavera, quando o tempo está quente e seco. É crônica e invariavelmente presente nos dois olhos, esclarece.
Alguns desconfortos característicos deste período levam pacientes ao médico e é importante, conforme o oftalmologista, “alertar que a auto-medicação é a pior escolha para resolver os impactos deste momento nos olhos”. Alguns dos diagnósticos mais freqüentes neste período são a Síndrome do Olho Seco e as conjuntivites alérgicas. Os tratamentos de cada um são específicos e se não feitos adequadamente, podem transformar o desconforto em problema, diz. Ardência, vermelhidão e sensação de corpo estranho são as principais características da Síndrome do Olho Seco.
Já a conjuntivite alérgica provoca principalmente prurido ocular (coceira) e pode estar associada a alergias sistêmicas, normalmente respiratórias (ácaros, fungos e mofo) ou alimentares e medicamentosas. “Essas não são contagiosas e não impedem o convívio social do portador”, assinala o oftalmologista. As conjuntivites infecciosas, que se manifestam por outras razões, é que são contagiosas. Estima-se que 20% da populaçao mundial apresenta algum tipo de conjutivite alergica que se manifesta em qualquer idade. Alerta Victor Saques.
As conjuntivites alérgicas
Elas se manifestam de formas diferentes. “Podem ser perenes e sazonais, com a diferença que a perene é mais suportável e, apesar de evidente e visível, é menos severa”, comenta. Ele destaca que a ceratoconjuntivite atópica, por exemplo, é a alergia que provoca coceira dentro dos olhos. Aparece, normalmente, em indivíduos que já são alérgicos por natureza. É crônica e seu portador está sempresuscetível a enfrentá-la, porque os episódios de crise se manifestam e depois melhoram, deixando o paciente livre dela por um período.
Outro tipo de conjuntivite alérgica é a papilar gigante. Quase sempre relacionada ao uso de lentes de contato, se torna mais aguda se não for descontinuado o trauma causado pelo roçar da lente na pálpebra.
O diagnóstico das conjuntivites alérgicas é clínico, e o tratamento, no momento em que a causa é identificada, baseia-se em aplicação de colírios antialérgicos específicos, lágrimas artificiais, compressas geladas e medidas de higiene dos olhos e dos ambientes de convivência do paciente para livrá-los dos ácaros, pólen e poeira, diz o oftalmologista.
Para tratar pacientes que tem o diagnóstico de Síndrome do Olho Seco, a utilização de lágrimas artificiais, com orientação médica, aplicação de colírios e fechamento do ponto lacrimal, bem como a prescrição de óleo de linhaça, estão entre as alternativas de acordo com a intensidade de cada caso.
Fonte: http://www.dzai.com.br/sadio/blog/saudeparatodos.

Além da baixa umidade do ar, da poeira que se espalha pela cidade e do vento, o pólen das flores que começa a buscar meio de reprodução é mais um fator para lembrar que os olhos estão super expostos aos processos da natureza neste período e reclamam. O alerta é do oftalmologista Victor Saques Neto.
É preciso adequar os hábitos nesse período, segundo Saques, para conviver em harmonia com o pólen, fundamental para o reflorescimento. Especialmente as crianças, mostram-se um alvo muito evidente da ceratoconjuntivite primaveril, frequente em Cidades durante o verão e a primavera, quando o tempo está quente e seco. É crônica e invariavelmente presente nos dois olhos, esclarece.
Alguns desconfortos característicos deste período levam pacientes ao médico e é importante, conforme o oftalmologista, “alertar que a auto-medicação é a pior escolha para resolver os impactos deste momento nos olhos”. Alguns dos diagnósticos mais freqüentes neste período são a Síndrome do Olho Seco e as conjuntivites alérgicas. Os tratamentos de cada um são específicos e se não feitos adequadamente, podem transformar o desconforto em problema, diz. Ardência, vermelhidão e sensação de corpo estranho são as principais características da Síndrome do Olho Seco.
Já a conjuntivite alérgica provoca principalmente prurido ocular (coceira) e pode estar associada a alergias sistêmicas, normalmente respiratórias (ácaros, fungos e mofo) ou alimentares e medicamentosas. “Essas não são contagiosas e não impedem o convívio social do portador”, assinala o oftalmologista. As conjuntivites infecciosas, que se manifestam por outras razões, é que são contagiosas. Estima-se que 20% da populaçao mundial apresenta algum tipo de conjutivite alergica que se manifesta em qualquer idade. Alerta Victor Saques.
As conjuntivites alérgicas
Elas se manifestam de formas diferentes. “Podem ser perenes e sazonais, com a diferença que a perene é mais suportável e, apesar de evidente e visível, é menos severa”, comenta. Ele destaca que a ceratoconjuntivite atópica, por exemplo, é a alergia que provoca coceira dentro dos olhos. Aparece, normalmente, em indivíduos que já são alérgicos por natureza. É crônica e seu portador está sempresuscetível a enfrentá-la, porque os episódios de crise se manifestam e depois melhoram, deixando o paciente livre dela por um período.
Outro tipo de conjuntivite alérgica é a papilar gigante. Quase sempre relacionada ao uso de lentes de contato, se torna mais aguda se não for descontinuado o trauma causado pelo roçar da lente na pálpebra.
O diagnóstico das conjuntivites alérgicas é clínico, e o tratamento, no momento em que a causa é identificada, baseia-se em aplicação de colírios antialérgicos específicos, lágrimas artificiais, compressas geladas e medidas de higiene dos olhos e dos ambientes de convivência do paciente para livrá-los dos ácaros, pólen e poeira, diz o oftalmologista.
Para tratar pacientes que tem o diagnóstico de Síndrome do Olho Seco, a utilização de lágrimas artificiais, com orientação médica, aplicação de colírios e fechamento do ponto lacrimal, bem como a prescrição de óleo de linhaça, estão entre as alternativas de acordo com a intensidade de cada caso.
Fonte: http://www.dzai.com.br/sadio/blog/saudeparatodos.
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
" TOME A PILULA"
Mensagens de texto não ajudam mulheres a lembrar de tomar a pílula
Descoberta vem como surpresa para pesquisadores, que veem benefícios de torpedos para tudoUma mensagem de texto de telefone celular - e o sinal sonoro que marca sua chegada - pode não ajudar as mulheres a lembrar de tomar a pílula anticoncepcional, sugere um novo estudo. A descoberta vem como uma surpresa para alguns pesquisadores, que têm visto benefícios dos torpedos para tudo, desde lembrar crianças a inalar medicamento contra asma até avisar banhistas a passar protetor solar.
"Ficamos surpresos com o poder que um lembrete pode alcançar, e isso é algo tão simples", disse o diretor do Centro de Saúde Integrada em Boston, Joseph Kvedar, que não esteve envolvido na pesquisa.
Desde que a perda do controle da pílula se tornou responsável por uma em cada cinco das 3,5 milhões de gestações não desejadas nos Estados Unidos, o Dr. Melody Hou, do Boston Medical Center, e sua equipe demonstraram interesse em avaliar se as mensagens de texto por celular poderiam ajudar a diminuir esse esquecimento potencialmente caro.
Os pesquisadores escolheram, aleatoriamente, 82 novas usuárias de contraceptivos orais, com idade média de 22 anos. Um grupo recebeu um lembrete diário via mensagem de texto e o outro não recebeu nada, mas foi orientado a usar alguns truques para não se esquecer de tomar a pílula.
Durante o estudo de três meses, ambos os grupos perderam uma média mensal de 5 comprimidos, segundo foi registrado em um dispositivo de monitoramento eletrônico nas embalagens dos comprimidos. Felizmente, nenhuma das mulheres engravidou, segundo relataram os pesquisadores na revista Obstetrics and Gynecology.
Em ambos os grupos, a taxa de pílulas esquecidas foi quase o dobro da média estimada pela pesquisa anterior, observa a equipe do Dr. Hou, sugerindo que a adesão da população em geral ao anticoncepcional possa estar superestimada.
Por que não foi observada diferença entre os grupos, especialmente quando as mulheres que receberam os SMS sentiram que eles foram úteis. Os pesquisadores sugerem que os sistemas alternativos de lembrete, usados por 68% das participantes que não receberam as mensagens de texto, podem ter desempenhado um papel importante.
"O grupo de controle foi motivado e encorajado a encontrar outras maneiras de lembrar da pílula", disse Kvedar, que liderou o estudo sobre protetor solar e observou como essa intervenção, juntamente com outras - como a de medicamentos para hipertensão -, pode não levar a um incentivo tão óbvio.
A atenção e o entusiasmo iniciais que vêm como parte do estudo, segundo Kvedar, podem ter diminuído ao longo do tempo, conforme foi evidenciado pela redução do uso da pílula.
Embora essa tendência tenha ficado evidente em ambos os grupos, as mulheres que não receberam mensagens de texto esqueceram significativamente mais a pílula como o passar do tempo. Isso pode apontar para algum benefício dos torpedos apesar de tudo, apontou o pesquisador.
"Sabemos por experiência própria que, se as pessoas estão motivadas e não conseguem se lembrar, então esse é um ótimo aplicativo," afirmou. Para melhorar a eficácia dos lembretes para uso do contraceptivo oral, Kvedar recomenda personalizar o conteúdo das mensagens de 160 caracteres para cada mulher.
O Dr. Santosh Krishna, da Universidade de Saúde Pública Saint Louis, que também não participou do novo estudo, acrescentou que melhores estratégias de comunicação, questões de privacidade e barreiras idiomáticas devem ser consideradas ao empregar mensagens de texto como uma ferramenta de saúde.
Ele sugere também que as pessoas também usem seus telefones celulares para definir lembretes a si mesmas, como "Não se esqueça de fazer exercícios", ou alarmes quando forem comer fora, para fazer escolhas mais saudáveis.
"Estamos transportando as pessoas para novos níveis de comportamento de saúde", disse Kvedar, "o que é perfeitamente alcançável com essa tecnologia, pois é bastante acessível e de baixo custo".
Fonte: Estadão.com

"Ficamos surpresos com o poder que um lembrete pode alcançar, e isso é algo tão simples", disse o diretor do Centro de Saúde Integrada em Boston, Joseph Kvedar, que não esteve envolvido na pesquisa.
Desde que a perda do controle da pílula se tornou responsável por uma em cada cinco das 3,5 milhões de gestações não desejadas nos Estados Unidos, o Dr. Melody Hou, do Boston Medical Center, e sua equipe demonstraram interesse em avaliar se as mensagens de texto por celular poderiam ajudar a diminuir esse esquecimento potencialmente caro.
Os pesquisadores escolheram, aleatoriamente, 82 novas usuárias de contraceptivos orais, com idade média de 22 anos. Um grupo recebeu um lembrete diário via mensagem de texto e o outro não recebeu nada, mas foi orientado a usar alguns truques para não se esquecer de tomar a pílula.
Durante o estudo de três meses, ambos os grupos perderam uma média mensal de 5 comprimidos, segundo foi registrado em um dispositivo de monitoramento eletrônico nas embalagens dos comprimidos. Felizmente, nenhuma das mulheres engravidou, segundo relataram os pesquisadores na revista Obstetrics and Gynecology.
Em ambos os grupos, a taxa de pílulas esquecidas foi quase o dobro da média estimada pela pesquisa anterior, observa a equipe do Dr. Hou, sugerindo que a adesão da população em geral ao anticoncepcional possa estar superestimada.
Por que não foi observada diferença entre os grupos, especialmente quando as mulheres que receberam os SMS sentiram que eles foram úteis. Os pesquisadores sugerem que os sistemas alternativos de lembrete, usados por 68% das participantes que não receberam as mensagens de texto, podem ter desempenhado um papel importante.
"O grupo de controle foi motivado e encorajado a encontrar outras maneiras de lembrar da pílula", disse Kvedar, que liderou o estudo sobre protetor solar e observou como essa intervenção, juntamente com outras - como a de medicamentos para hipertensão -, pode não levar a um incentivo tão óbvio.
A atenção e o entusiasmo iniciais que vêm como parte do estudo, segundo Kvedar, podem ter diminuído ao longo do tempo, conforme foi evidenciado pela redução do uso da pílula.
Embora essa tendência tenha ficado evidente em ambos os grupos, as mulheres que não receberam mensagens de texto esqueceram significativamente mais a pílula como o passar do tempo. Isso pode apontar para algum benefício dos torpedos apesar de tudo, apontou o pesquisador.
"Sabemos por experiência própria que, se as pessoas estão motivadas e não conseguem se lembrar, então esse é um ótimo aplicativo," afirmou. Para melhorar a eficácia dos lembretes para uso do contraceptivo oral, Kvedar recomenda personalizar o conteúdo das mensagens de 160 caracteres para cada mulher.
O Dr. Santosh Krishna, da Universidade de Saúde Pública Saint Louis, que também não participou do novo estudo, acrescentou que melhores estratégias de comunicação, questões de privacidade e barreiras idiomáticas devem ser consideradas ao empregar mensagens de texto como uma ferramenta de saúde.
Ele sugere também que as pessoas também usem seus telefones celulares para definir lembretes a si mesmas, como "Não se esqueça de fazer exercícios", ou alarmes quando forem comer fora, para fazer escolhas mais saudáveis.
"Estamos transportando as pessoas para novos níveis de comportamento de saúde", disse Kvedar, "o que é perfeitamente alcançável com essa tecnologia, pois é bastante acessível e de baixo custo".
Fonte: Estadão.com
domingo, 5 de setembro de 2010
Discussão em foco
Propaganda e publicidade de medicamentos debatido durante o II Fórum Nacional de Propaganda e Publicidade de Medicamentos no Brasil: Critérios Éticos para a Promoção de Medicamentos
Qual o poder de uma propaganda de medicamentos? Será que ela pode influenciar a prescrição médica, ou mesmo a automedicação? Estas e outras questões voltam a ser foco de debate nacional em Brasília, entre representantes do governo, do setor farmacêutico e de marketing durante o II Fórum Nacional de Propaganda e Publicidade de Medicamentos no Brasil. A propaganda de medicamentos sempre foi um tema polêmico no Brasil e está entre as principais estratégias de marketing utilizadas pelas indústrias farmacêuticas. A questão que envolve esta prática é que, de acordo com vários estudos realizados, a propaganda pode sim influenciar, tanto a prescrição médica, quanto o autoconsumo. Neste sentido, o assunto tem sido uma constante preocupação dos órgãos governamentais, bem como dos profissionais de saúde, das empresas farmacêuticas e de marketing. "As estatísticas mostram que a cada 42 minutos há uma pessoa intoxicada pelo consumo de medicamento no Brasil. O estímulo ao consumo e a falta de informação adequada colocam em risco a saúde da população" declarou, recentemente, o ministro da Saúde José Gomes Temporão. A preocupação das autoridades sanitárias com o fenômeno do consumo medicamentos sem critério se deve a seu impacto nos indicadores de Saúde Pública. A ingestão excessiva ou indevida e as reações adversas aos medicamentos lideram o ranking nacional de intoxicação há sete anos.
Fonte: Portal Fator Brasil
Qual o poder de uma propaganda de medicamentos? Será que ela pode influenciar a prescrição médica, ou mesmo a automedicação? Estas e outras questões voltam a ser foco de debate nacional em Brasília, entre representantes do governo, do setor farmacêutico e de marketing durante o II Fórum Nacional de Propaganda e Publicidade de Medicamentos no Brasil. A propaganda de medicamentos sempre foi um tema polêmico no Brasil e está entre as principais estratégias de marketing utilizadas pelas indústrias farmacêuticas. A questão que envolve esta prática é que, de acordo com vários estudos realizados, a propaganda pode sim influenciar, tanto a prescrição médica, quanto o autoconsumo. Neste sentido, o assunto tem sido uma constante preocupação dos órgãos governamentais, bem como dos profissionais de saúde, das empresas farmacêuticas e de marketing. "As estatísticas mostram que a cada 42 minutos há uma pessoa intoxicada pelo consumo de medicamento no Brasil. O estímulo ao consumo e a falta de informação adequada colocam em risco a saúde da população" declarou, recentemente, o ministro da Saúde José Gomes Temporão. A preocupação das autoridades sanitárias com o fenômeno do consumo medicamentos sem critério se deve a seu impacto nos indicadores de Saúde Pública. A ingestão excessiva ou indevida e as reações adversas aos medicamentos lideram o ranking nacional de intoxicação há sete anos.
Fonte: Portal Fator Brasil
Dias secos
Brasileiro busca alívio contra seca e aquece vendas de diversas categorias
Tamanho calor em pleno inverno e a baixa umidade do ar, que têm assolado toda região Sudeste, parte do Sul e Centro Oeste do país, provocaram uma corrida de consumidores em busca de produtos para aliviar os males do clima. Umidificadores, água mineral, sucos, cerveja, hidratantes para a pele e sprays nasais registram aumentos expressivos de vendas, em relação a meses mais úmidos. As vendas de umidificadores, por exemplo, disparam em dias com recordes de baixa na umidade relativa do ar chegou na capital paulista a 13% - o nível mais crítico do ano - e a 14% no Rio de Janeiro. "Praticamente 80% das vendas se concentram neste período do ano", diz Joaquim Alfani, gerente de Produtos do Grupo Seb, dono da marca Arno. Na rede de hipermercados Extra, do início do mês até a última terça-feira, as vendas de umidificador cresceram 100% em relação ao mesmo período do ano passado. Na Drogaria São Paulo, as vendas aumentaram mais de 50% no último trimestre. "Por mês, vendemos cerca de 300 aparelhos. Mas nesse mês de agosto já chegamos a 1,8 mil", diz Marcos Arede, diretor comercial da drogaria Onofre. No caso dos sprays nasais e do soro fisiológico, o aumento foi chegou a 300% em relação aos meses mais úmidos. Hidratantes faciais ou corporais e protetores labiais também têm maior procura, segundo Isabel Gimenes, uma das maiores vendedoras em volume das marcas Avon, Natura e Jequiti. "Nesses dias, de cada cinco clientes, quatro compram hidratantes ou protetores labiais", conta ela.
Tamanho calor em pleno inverno e a baixa umidade do ar, que têm assolado toda região Sudeste, parte do Sul e Centro Oeste do país, provocaram uma corrida de consumidores em busca de produtos para aliviar os males do clima. Umidificadores, água mineral, sucos, cerveja, hidratantes para a pele e sprays nasais registram aumentos expressivos de vendas, em relação a meses mais úmidos. As vendas de umidificadores, por exemplo, disparam em dias com recordes de baixa na umidade relativa do ar chegou na capital paulista a 13% - o nível mais crítico do ano - e a 14% no Rio de Janeiro. "Praticamente 80% das vendas se concentram neste período do ano", diz Joaquim Alfani, gerente de Produtos do Grupo Seb, dono da marca Arno. Na rede de hipermercados Extra, do início do mês até a última terça-feira, as vendas de umidificador cresceram 100% em relação ao mesmo período do ano passado. Na Drogaria São Paulo, as vendas aumentaram mais de 50% no último trimestre. "Por mês, vendemos cerca de 300 aparelhos. Mas nesse mês de agosto já chegamos a 1,8 mil", diz Marcos Arede, diretor comercial da drogaria Onofre. No caso dos sprays nasais e do soro fisiológico, o aumento foi chegou a 300% em relação aos meses mais úmidos. Hidratantes faciais ou corporais e protetores labiais também têm maior procura, segundo Isabel Gimenes, uma das maiores vendedoras em volume das marcas Avon, Natura e Jequiti. "Nesses dias, de cada cinco clientes, quatro compram hidratantes ou protetores labiais", conta ela.
Farmalife e Drogasmil reformulam e-commerce
Reinauguradas há três meses, lojas virtuais vendem seis vezes mais
De olho em um mercado ainda pouco explorado pelas farmácias e drogarias, a Farmalife e a Drogasmil investiram em um projeto de renovação de seu e-commerce. Como resultado, as lojas virtuais reinauguradas há três meses vendem hoje seis vezes mais do que antes. Representando 0,9% do faturamento das marcas, a expectativa é de que, em um ano, os canais on-line das bandeiras operadas pelo grupo mexicano Casa Saba sejam responsáveis por uma fatia de 6% a 7% das vendas totais. As redes possuem e-commerce desde 2006, mas o canal não era expressivo. A criação de uma área exclusiva para cuidar da plataforma faz parte da estratégia que visa o aumento das vendas. Com a reformulação do e-commerce, as lojas deixaram de atender apenas os consumidores do Rio de Janeiro e passaram a entregar em todo o país. Um fator importante no processo de reestruturação dos canais foi a inclusão de todo o mix de produtos encontrados nas lojas físicas, levando o e-commerce a ser mais uma alternativa para os consumidores que buscam praticidade. "Não pretendemos tirar as vendas do call center. O site atende um público que talvez não estivesse acostumado a comprar pelo telefone, além de consumidores que têm o hábito de fazer compras pela internet", aponta Leonardo Helal Veiga, coordenador de marketing da Drogasmil e da Farmalife e responsável pelo projeto de reestruturação do e-commerce das redes, em entrevista ao Mundo do Marketing.
De olho em um mercado ainda pouco explorado pelas farmácias e drogarias, a Farmalife e a Drogasmil investiram em um projeto de renovação de seu e-commerce. Como resultado, as lojas virtuais reinauguradas há três meses vendem hoje seis vezes mais do que antes. Representando 0,9% do faturamento das marcas, a expectativa é de que, em um ano, os canais on-line das bandeiras operadas pelo grupo mexicano Casa Saba sejam responsáveis por uma fatia de 6% a 7% das vendas totais. As redes possuem e-commerce desde 2006, mas o canal não era expressivo. A criação de uma área exclusiva para cuidar da plataforma faz parte da estratégia que visa o aumento das vendas. Com a reformulação do e-commerce, as lojas deixaram de atender apenas os consumidores do Rio de Janeiro e passaram a entregar em todo o país. Um fator importante no processo de reestruturação dos canais foi a inclusão de todo o mix de produtos encontrados nas lojas físicas, levando o e-commerce a ser mais uma alternativa para os consumidores que buscam praticidade. "Não pretendemos tirar as vendas do call center. O site atende um público que talvez não estivesse acostumado a comprar pelo telefone, além de consumidores que têm o hábito de fazer compras pela internet", aponta Leonardo Helal Veiga, coordenador de marketing da Drogasmil e da Farmalife e responsável pelo projeto de reestruturação do e-commerce das redes, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Custo genético
Thomson Reuters e Rondaxe Enterprises anunciam melhores informações sobre acordo
Reuters e Rondaxe Enterprises anunciaram no dia 1º de setembro (quarta-feira), um acordo que permitirá aos profissionais que trabalham no setor de medicamentos genéricos melhor estimarem o custo de fabricação de ingredientes farmacêuticos ativos (active pharmaceutical ingredients - API). Informações sobre os custos associados com a fabricação de APIs é vital para as empresas de medicamentos genéricos e aos fabricantes de API do mundo todo, que operam em um preço de mercado intensamente competitivo. Escolher os medicamentos certos a serem desenvolvidos e lançados é imperativo e pode determinar a diferença entre produtos lucrativos ou não lucrativos. O Portal Fator Brasil divulgou que os termos do acordo, as patentes e dados de rota de síntese da Thomson Reuters serão combinados com as principais ferramentas de modelagem de custo de produtos (CoG) da Rondaxe. Isso permitirá que os profissionais que trabalham na seleção, pesquisa e desenvolvimento de portfólio, bem como os químicos e engenheiros de processo, modelem os processos de fabricação de medicamentos e realizem simulações de análise de custos
Reuters e Rondaxe Enterprises anunciaram no dia 1º de setembro (quarta-feira), um acordo que permitirá aos profissionais que trabalham no setor de medicamentos genéricos melhor estimarem o custo de fabricação de ingredientes farmacêuticos ativos (active pharmaceutical ingredients - API). Informações sobre os custos associados com a fabricação de APIs é vital para as empresas de medicamentos genéricos e aos fabricantes de API do mundo todo, que operam em um preço de mercado intensamente competitivo. Escolher os medicamentos certos a serem desenvolvidos e lançados é imperativo e pode determinar a diferença entre produtos lucrativos ou não lucrativos. O Portal Fator Brasil divulgou que os termos do acordo, as patentes e dados de rota de síntese da Thomson Reuters serão combinados com as principais ferramentas de modelagem de custo de produtos (CoG) da Rondaxe. Isso permitirá que os profissionais que trabalham na seleção, pesquisa e desenvolvimento de portfólio, bem como os químicos e engenheiros de processo, modelem os processos de fabricação de medicamentos e realizem simulações de análise de custos