A hipertensão arterial (HA), conhecida popularmente como pressão alta, afeta cerca de 30% dos adultos brasileiros.A HA é considerada o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares como o acidente vascular cerebral (derrame cerebral) e o infarto do miocárdio (ataque cardíaco).
Uma alimentação adequada é parte fundamental do tratamento dos hipertensos.Evidências científicas sugerem que a aveia, um tipo de fibra, pode reduzir a pressão arterial de indivíduos obesos, além de diminuir o colesterol sanguíneo.
As fibras são classificadas em solúveis e insolúveis. As solúveis são representadas pelo farelo de aveia, pela pectina (frutas) e pelas gomas (aveia, cevada e leguminosas: feijão, grão-de-bico, lentilha e ervilha). As fibras insolúveis são representadas pela celulose (trigo), hemicelulose (grãos) e lignina (hortaliças).
A recomendação de ingestão de fibra alimentar total para adultos é de 20 a 30 gramas por dia, 5 a 10 gramas destas devendo ser solúveis.O betaglucano, presente na aveia, determina discreta diminuição da PA em obesos, efeito não observado em indivíduos com peso normal.A aveia e outras fibras solúveis reduzem a absorção do colesterol através dos intestinos, podendo diminuir moderadamente o colesterol sanguíneo.
Cerca de 60 gramas do Nutry aveia em flocos, ou seja, 12 colheres de sopa, fornecem 6,6 gramas de fibras, atingindo a recomendação diária que é de 5 até 10 gramas de fibras solúveis.
Fonte: www.queroviverbem.com.br