sexta-feira, 14 de maio de 2010

Relatório sobre segurança da dipirona aponta "eficácia inquestionável"

A Anvisa realizou em 2001, o Painel Internacional de Avaliação da Segurança da Dipirona. O objetivo do encontro foi discutir aspectos de segurança do analgésico e antitérmico, freqüentemente questionados por diversos segmentos médico-científicos e representantes de setores envolvidos com a defesa do consumidor.

Cientistas nacionais e estrangeiros, além de ouvintes representando diversas instituições, inclusive o Ministério Público, participaram do Painel e elaboraram Relatório Final (em formato pdf) sobre o assunto.

De acordo com o Relatório, a "eficácia da dipirona como analgésico e antitérmico é inquestionável". Os participantes do Painel também concluíram que os riscos atribuídos à utilização da dipirona na população brasileira são baixos. Segundo eles, dados científicos apontam que a ocorrência desses riscos não são suficientes para indicar uma alteração do status regulatório, que é a venda da dipirona sem prescrição médica.

A dipirona está no mercado mundial há oitenta anos. É comercializado em mais de 100 países, entre eles Alemanha, Itália, França, Holanda, Finlândia, Espanha, Argentina e México.

No Brasil, a dipirona é o analgésico e antitérmico mais utilizado pela população e já recebeu inúmeros ataques e defesas em relação a sua segurança. O Relatório elaborado durante o Painel contém o que de mais moderno e consistente existe na literatura científica correlata, em conjunto com as experiências científicas dos diversos participantes nacionais e estrangeiros.

Acesse o link abaixo Relatório Final de Avaliação da Segurança da Dipirona

Baixe em pdf o documento na integra do PAINEL INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO
DA SEGURANÇA DA DIPIRONA.” realizado em 2001 pela ANVISA.

http://www.anvisa.gov.br/divulga/informes/relatoriodipirona2.pdf

Fonte: WWW.ANVISA.GOV.BR