sábado, 13 de março de 2010

Aumenta procura por vacinas contra a nova gripe em clínicas particulares

Ministério da Saúde priorizou imunização de grupos de risco

Segundo o G1, a campanha contra a nova gripe fez com que a procura pela vacina aumentasse em clínicas particulares em São Paulo. Em uma delas, por exemplo, são recebidas, em média, 250 ligações diárias de pessoas atrás de imunização.
O Ministério da Saúde priorizou os grupos nos quais o risco de complicação e morte é maior. Até o dia 19 são imunizados os profissionais da saúde e indígenas. No estado de São Paulo, a Secretaria da Saúde diz esperar imunizar 20 milhões de pessoas contra a nova gripe, o que representa menos da metade da população.
As gestantes, crianças de 6 meses a 1 ano e 11 meses de idade e pacientes com doenças crônicas com menos de 60 anos serão vacinados do dia 22 até dois de abril; adultos de vinte a vinte e nove anos, de cinco a 23 de abril; pessoas a partir de 60 anos portadoras de doenças crônicas, de 24 de abril a 7 de maio. Quem tem idade entre 30 e 39 anos deverá ser imunizado entre os dias 10 e 21 de maio.
A vacina pode provocar dor e vermelhidão no local onde é aplicada, além de febre. Mas os médicos dizem que é normal e só acontece em 10% dos casos. Apenas as pessoas que têm alergia a ovo não pode tomar a vacina.