quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Consumidor pesquisa na internet, mas compra no ponto de venda

Recentemente, a consultoria Deloitte apresentou, durante o 12º Fórum de Varejo da América Latina, em São Paulo, a pesquisa As Relações de Consumo na Era do Comércio Online. O estudo contou com a participação de 109 empresas, de diferentes portes e segmentos, que atuam no País e seus representantes responderam à pesquisa entre 20 de agosto e 8 de setembro.

As empresas analisadas consideram as relações online um meio eficiente para a promoção de suas vendas - a internet é apontada por quase 70% das empresas da amostra e o celular, por 22%. Apenas 2% acreditam que o consumidor compra o produto ou serviço por impulso, sem análise criteriosa.

Para 50% dos entrevistados, os potenciais compradores buscam obter melhores condições de compra ao utilizar a rede. Mais de 40% percebem que as pessoas e as empresas, na maioria das vezes, acabam por efetuar suas compras em instalações físicas.

Das empresas analisadas, 53% utilizam a internet com a finalidade de aumentar ou melhorar o relacionamento com consumidores e clientes.


Fonte: Meio&Mensagem