

Além de buscar vitórias, Team Type 1 quer disseminar o combate à doença
Competindo pela primeira vez na América Latina, um time de ciclismo americano vem ao Brasil buscando mais do que vitórias. A equipe Team Type 1, única do mundo a ter atletas com diabetes tipo 1, pedala a partir desta quarta-feira no Tour do Rio para ajudar a divulgar o combate à doença.
A prova ciclística carioca tem início nesta quarta-feira, às 9h. Na primeira etapa, os atletas largam da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e pedalam até Angra dos Reis.
Estes serão os primeiros quilômetros percorridos pela Team Type 1 em solo brasileiro. A equipe, que existe desde 2004, conta com 17 atletas na equipe profissional – quatro deles diabéticos.
Além do time principal, a TT1 tem também um time de desenvolvimento, que conta com 20 ciclistas, todos eles diabéticos. Competem ainda sob a bandeira da equipe um time feminino, um de triatlo e o Team Type 2 – uma espécie de equipe B – todos com representantes acometidos pela doença.
Entre os diabéticos, estão os fundadores Phil Southerland e Joe Eldridge. O segundo faz parte da equipe que veio ao país para competir na prova carioca.
A Team Type 1 terá um total de seis ciclistas pedalando pelo território fluminense. Além de Eldridge, Fabio Calabria é mais um atleta diabético que estará presente.
A equipe americana participará do Tour do Rio graças a um convite. A ideia de trazer o time para o Brasil surgiu do Diabetes e Desportes, um grupo com objetivos parecidos com os do Team Type 1.
Em 2004, o paranaense Marcelo Bellon e o paulista Alexei Caio, também diabéticos, criaram o site Diabetes e Desportes. A ideia da dupla era incentivar outros diabéticos a praticar esportes.
Por terem objetivos em comum, o D&D e o TT1 passaram a fazer um intercâmbio de informações. Deste relacionamento surgiu a ideia de convidar a equipe americana para competir no Rio de Janeiro.
A visita ao Brasil faz parte de um planejamento ousado da Team Type 1. O time foi convidado para o Giro d'Itália 2011. O objetivo dos fundadores é a Volta da França de 2012. Um passo importante para divulgar o combate à doença.
Fonte: http://tourdorio.com.br/
http://www.teamtype1.org/