Indústrias farmacêuticas querem estender prazos de patentes
INPI aponta 25 recursos em trâmite no STJ requerendo prorrogação de validade

Um levantamento do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) apurou a existência de 25 recursos de indústrias farmacêuticas tramitando no Superior Tribunal de Justiça (STJ). As companhias buscam a prorrogação do prazo de validade de patentes de medicamentos, conhecido como pipeline, um sistema que permitiu revalidar patentes estrangeiras no Brasil durante a década de 1990 - pela legislação brasileira, elas vencem em 20 anos.
Em entrevista ao Valor Econômico, o presidente da Progenéricos, Odnir Finotti, aponta a limitação que as disputas judiciais impõem ao mercado de genéricos. "Quando existe uma disputa judicial, o fabricante fica inibido em desenvolver e comercializar o produto, pelo risco de ter que pagar indenizações judiciais", observa.
A união faz a força
Fico agradecido pela sua presença no meu blog. Espero que gostem dos informativos e textos. Semanalmente estarei apresentando temas diferentes a respeito da prática profissional farmacêutica. Se quiserem algum material ou outras informações, basta entrar em contato comigo pelo meu e-mail.
Em breve também abrirei espaço para discussão de casos sobre o mercado Farmacêutico e também questões de interesse publico
Grato pela atenção, e por favor, ajude-nos a divulgar este blog.
Elias Fernando Daniel
Farmacêutico CRF-SP