sábado, 16 de julho de 2011

Abbott e Biotest Anunciam Acordo Global para Desenvolver e Comercializar Novo Anticorpo para Doenças Autoimunes

O BT-061 está em fase de desenvolvimento clínico para o tratamento de artrite reumatoide e psoríase.

Abbott Park, Illinois e Dreieich, Alemanha – A Abbott e a Biotest AG anunciaram acordo global para desenvolver e comercializar BT-061, um novo anticorpo anti-CD4 para o tratamento de artrite reumatoide (AR) e psoríase. O BT-061 também vem sendo estudado para outras doenças autoimunes em testes clínicos de Fase II.

D4 é uma molécula expressa nas células T e que participa das respostas imunes. O BT-061 é um anticorpo monoclonal humanizado que atua pela ativação das células que regulam a T, potencializando uma função natural do corpo que previne reações imunológicas em excesso. Diferente de outros anticorpos anti CD-4 em fase de pesquisa, o BT-201 não causa depleção das células T positivas, o que poderia aumentar as respostas imunológicas enfraquecidas.

“Apesar da pesquisa estar ainda em estágio inicial, o BT-061 tem potencial para se tornar uma opção importante de tratamento para pacientes que sofrem de doença autoimune”, afirmou John Leonard, vice-presidente sênior de pesquisa e desenvolvimento global da Abbott. “Este novo composto irá fortalecer o portfólio de imunologia da Abbott e esperamos continuar a aproveitar nossa expertise para novos e múltiplos desenvolvimentos e novas estratégias para tratar doenças inflamatórias”.

"A Biotest está honrada por desenvolver o BT-061 junto com a Abbott, uma das principais empresas do mundo em desenvolvimento e comercialização de medicamentos biológicos para o tratamento de doenças imunológicas”, enfatizou o Professor Dr. Gregor Schulz, CEO da Biotest AG. "Com sua grande experiência em campo e seu alcance comercial global, a Abbott é a parceira perfeita para maximizar o potencial terapêutico e comercial do BT-061”.

Pelos termos do acordo, a Abbott e a Biotest irão compartilhar a comercialização do BT-061 nos cinco maiores mercados europeus (Alemanha, Espanha França, Itália e Reino Unido) e a Abbott terá direitos globais exclusivos para comercializar o BT-061 nos outros países. A Biotest irá receber um pagamento adiantado de US$ 85 milhões. Com base no cumprimento de determinadas metas de desenvolvimento, regulatórias, comerciais e de vendas, a Biotest poderá receber pagamentos adicionais, que podem chegar a US$ 395 milhões e royalties.

A Biotest será responsável pela fabricação do lote inicial do BT-061 e as companhias irão compartilhar a produção comercial do medicamento.

Perfil da Biotest – A Biotest é um fornecedor de medicamentos bioterapêuticos e farmacêuticos. A Biotest tem se especializado principalmente nas áreas de aplicação de imunologia clinica, hematologia e medicina intensiva. No segmento de Proteína de Plasma, a Biotest desenvolve e comercializa imunoglobulinas, fatores de coagulação e albuminas a partir de plasma sanguíneo humano – que são usados para tratamento de doenças do sistema imunológico e hematopoiético. No segmento de Bioterapia, a Biotest pesquisa na área de desenvolvimento de anticorpos monoclonais, incluindo indicações para artrite reumatoide e câncer de células plasmáticas. A Biotest tem mais de 1.600 funcionários em todo o mundo. As ações preferenciais da Biotest AG são comercializadas na bolsa de Frankfurt.

Perfil da Abbott – A Abbott é uma empresa global, diversificada, da área de saúde, dedicada à descoberta, ao desenvolvimento, à produção e à comercialização de produtos farmacêuticos e médicos, incluindo nutricionais, dispositivos e diagnósticos. A empresa emprega aproximadamente 90.000 pessoas e comercializa seus produtos em mais de 130 países. A Abbott está no Brasil desde 1937 e, hoje, conta com cerca de 1.400 colaboradores, distribuídos em suas duas unidades fabris, uma localizada em Taboão da Serra, SP e outra em Jacarepaguá, no Rio, e a sede administrativa em S.Paulo.

[www.abbott.com].