Consumidores de chá e café possuem menos riscos de desenvolver diabetes tipo 2.
Após analises de vários estudos relacionados ao assunto, especialistas concluíram que chá e café podem ajudar a prevenir riscos de desenvolver diabetes tipo 2.
A proteção pode não estar associada à cafeína, já que o café descafeinado parece ser ainda mais efetivo.
Os pesquisadores analisaram mais de 18 estudos separados, que envolviam quase 500 mil pessoas.
No estudo, os pesquisadores combinaram e analisaram os dados colhidos pelos estudos e descobriram que cada xícara adicional de café ingerida por dia, diminuía os riscos de diabetes em 7%.
Segundo a chefe da equipe, Rachel Huxley, da Universidade de Sydney, na Austrália, é pouco provável que os resultados estejam associados unicamente a cafeína, dada revelação de que o café descafeinado é mais efetivo.
Foi constatado que pessoas que bebem três ou quatro xícaras de café ou chá por dia reduzem suas chances de desenvolver diabetes em um quinto, ou mais.
Porém, o café descafeinado gerou um efeito ainda maior, diminuindo os riscos em um terço.
Outros componentes do café, como o magnésio e os antioxidantes podem estar envolvidos no processo.
Para Huxley, a identificação dos componentes ativos da bebida abriria novas opções terapêuticas para a prevenção da diabetes mellitus.
Ela acrescenta que, caso os efeitos benéficos fossem confirmados em testes, as implicações para milhões de indivíduos que sofrem de diabetes millitus, ou que correm riscos de desenvolvê-la no futuro, seriam substanciosas.
O diabetes tipo 2 – diabetes mellitus tipo 2 – é a forma mais comum de diabetes.
A doença começa a se manifestar após os 40 anos. Ela se desenvolve quando o corpo não produz insulina suficiente ou quando a insulina produzida não funciona direito.
O diabetes é tratado com uma dieta saudável e aumento da atividade física. Geralmente médicos também receitam medicações ou insulina.
Segundo Victoria King, representante da entidade britânica Diabetes UK, a certeza que temos é que o desenvolvimento da diabetes tipo 2 está fortemente associada ao estilo de vida.
De acordo com King, muitos casos poderiam ser prevenidos com atividade física e uma dieta saudável, que seja pobre em gordura, sal e açúcar e rica em frutas e legumes.
Fonte:
BBC