quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Ações genéricas de marketing

Novas quebras de patentes de remédios elevam investimentos de fabricantes em mídia

A quebra de patentes de medicamentos nos últimos meses, encabeçada pela marca Viagra, da Pfizer, levou as fabricantes de genéricos à mídia para ressaltar suas atuações nesse segmento.
Mesmo com os limites impostos pela Agência Nacional de Vigilância
Sanitária (Anvisa) para a comunicação de produtos dessa área, as empresas têm apostado alto em ações de marketing para levar vantagens nas vendas de produtos que são em média 35% mais baratos que os originais.
A Hypermarcas, detentora do laboratório NeoQuímica, aposta no marketing esportivo para atrair os consumidores. A companhia passou de um investimento que era praticamente zero em 2009 para um montante de R$ 35 milhões em patrocínios com os times do Corinthians,Botafogo, Ceará e Criciúma. É uma iniciativa que gera uma exposição muito grande em mídia espontânea. Estamos muito satisfeitos com os resultados, afirma Claudio Bergamo, presidente da Hypermarcas.
Nova leva A EMS, maior fabricante nacional de medicamentos com faturamento
de R$ 2,45 bilhões em 2009 havia obtido licença junto à Anvisa para produzir o genérico do Viagra. Nesta semana, ela aumentou a lista de novos remédios, ao conseguir permissão judicial para produzir um genérico do Lipitor (atorvastatina), cuja patente também pertence à Pfizer. Neste ano, as ações da empresa para a linha de consumo receberam pelo menos R$ 35 milhões em investimentos.
Até o ano passado, EMS, Medley e Eurofarma não figuravam entre os maiores anunciantes do setor farmacêutico, pelo ranking do Grupo Meio&Mensagem, Ibope e Pricewaterhouse-Coopers. O setor como um todo movimentou, em 2009, R$ 606,9 milhões. Para este ano, há chances de eles subirem no ranking.