sábado, 17 de julho de 2010

voltarNova classe média brasileira exige produtos segmentados

Sem dúvida, se você acompanha qualquer noticiário, já ouviu falar da nova classe média brasileira. De fato, o crescimento foi tão grande que a classe C hoje detém a maior fatia da renda nacional, mais que a soma das classes A e B. Todo esse poder de compra traz consigo uma alteração no perfil do consumidor médio brasileiro e a necessidade de uma adaptação do mercado. É o que já vem acontecendo, com o lançamento de produtos para o novo segmento, como mostra pesquisa do Ibope para o Brasil Food Trends 2020, projeto do Instituto de Tecnologia de Alimentos de São Paulo (Ital) em parceria com o Departamento de Agronegócios da FIESP (Deagro).
De acordo com o estudo, o perfil da classe C brasileira se assemelha ao dos países desenvolvidos. A nova classe média busca conveniência e praticidade na hora de comprar, se preocupa com a alimentação saudável, ética e sustentabilidade. As compras são decididas com base em “Sensorialidade e Prazer” (alimentos premium, étnicos, gourmet), “Saudabilidade e Bem-estar” (produtos light/diet, energéticos, fortificados), Conveniência e Praticidade” (pratos prontos, produtos para micro-ondas), “Confiabilidade e Qualidade” (garantia de origem, selos de qualidade) e “Sustentabilidade e Ética” (embalagens recicláveis, selos ambientais).
O novo comportamento é consequência não apenas do aumento da renda, mas do maior nível de educação e informação da população. “Os consumidores emergentes representarão os grandes mercados para a indústria de alimentos no futuro", resumiu ao site Mundo do Marketing o gerente do Deagro, Antônio Carlos Costa. “A marca [dos produtos] é fundamental porque o consumidor acredita que está levando todo o pacote de qualidade e confiança”, analisa. Selos de qualidade, garantia de origem e responsabilidade ambiental fazem parte das qualidades observadas.
Eis a nova realidade, que começa a ser estudada. O mercado que trate de se adaptar, criando ou adaptando os produtos para o novo fenômeno de consumo. As perspectivas são boas e há ótimas oportunidades esperando para serem exploradas. Mãos à obra! =)