quarta-feira, 14 de julho de 2010

SERVIÇOS DE ATENÇÃO FARMACÊUTICA SÃO NOVO MERCADO PARA DROGARIAS

As farmácias e drogarias podem aproveitar melhor uma nova oportunidade de negócios, viável desde a entrada em vigor da RDC-44/09, resolução editada pela Anvisa que, entre outras determinações, permite e regulamenta a prestação dos chamados serviços de atenção farmacêutica.
Segundo a determinação da agência regulatória, os estabelecimentos podem agora realizar testes para medição de glicemia capilar, aferição de pressão arterial e temperatura corporal, dentro de critérios estabelecidos pela própria Anvisa. Na prática, isso significa que a área de atuação desses estabelecimentos foi ampliada, o que pode levar a ganhos de lucratividade. Além de vender medicamentos, as farmácias estão autorizadas, por exemplo, a prestar um serviço importante para pessoas com diabetes: o teste de glicemia capilar, que pode ser feito com a linha de produtos Accu-Chek, da Roche.
Como o novo mercado ainda não foi explorado pelas farmácias e drogarias, a Roche, em parceria com a distribuidora Santa Cruz e a Omron, desenvolveu o programa Espaço Saúde (www.espacosaude.com.br), que oferece treinamento online para os estabelecimentos que desejam prestar esses serviços. O portal foi apresentado ao público especializado durante a feira Econofarma, em São Paulo.
Durante o evento, o assessor técnico do Conselho Federal de Farmácia, Jarbas Tomazoli Nunes, destacou que as novas regras definem as farmácias como estabelecimentos de saúde. Segundo ele, a classificação acompanha uma tendência necessária. “Temos uma mudança no perfil epidemiológico, o que levará a uma demanda muito grande de profissionais que façam o cuidado farmacêutico em doenças crônicas como o diabetes”, comentou.
Fernanda Villalobos, gerente de produtos da linha Accu-Chek, da Roche, falou sobre os ganhos que os estabelecimentos podem obter com os novos serviços. “No caso dos testes de glicemia capilar, há uma margem interessante para os estabelecimentos. Com levantamentos que fizemos à época em que a RDC estava em consulta pública, sabemos que as pessoas estão dispostas a pagar entre R$ 3,00 e R$ 5,00 por cada teste, que custa em média pouco mais de R$ 1,00 para as farmácias. Além disso, a atenção farmacêutica ajuda a fidelizar o cliente ao ponto de venda”.

Fonte: SNIFBrasil