sábado, 17 de julho de 2010

96% das empresas que ajudam os fornecedores ganham em qualidade

Uma pesquisa do Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS http://www.ilos.com.br/site/index.php) apresentada no último dia 22 durante o II Fórum Internacional de Compras e Suprimentos, em São Paulo, revela que capacitar e desenvolver a cadeia de fornecedores traz resultados positivos para as empresas.
Segundo a pesquisa, 96,56% das empresas que desenvolvem seus fornecedores obtêm ganhos na qualidade de produtos e serviços. Esses avanços são considerados significativos por 82,76% dessas empresas. Outro resultado do bom relacionamento com os fornecedores são os progressos em inovação, convertidos em benefícios para os consumidores.
As informações são importantes porque podem ser utilizadas para otimizar a expansão da capacidade produtiva da indústria nacional, ajudando a reduzir pressões inflacionárias. O estudo avaliou as mil maiores empresas do país, metade das quais ajudam seus fornecedores. 51,72% delas registraram aumento significativo das capacidades produtivas dos fornecedores.
Ao ajudarem os fornecedores, 82% das empresas também reduzem custos e 92% diminuem os riscos de desabastecimento. As vendas tendem a aumentar em quase 70%. Para Ataíde Braga, pesquisador do instituto, “as empresas precisam desenvolver fornecedores porque têm custo alto ao trocá-los”.