Segundo especialistas, o desconforto respiratório nesta época do ano é quase inevitável. Para amenizar o sofrimento, médicos dão dicas simples como ingerir água em grande quantidade, manter a casa arejada, evitar fazer exercícios físicos entre as 11h e as 15h, e fugir de aglomerações.
"No clima seco, as partículas de poeira e poluição ficam menores, mais leves e mais tempo suspensas no ar. Com isso são mais facilmente inaladas", explica o coordenador do laboratório de Poluição da Faculdade de Medicina de São Paulo da USP, Paulo Saldiva.
Quando a umidade chega ao estado de atenção, espalhar vasilhas com água em casa é uma saída. "Quando ela evapora, diminui os efeitos de ressecamento das narinas e o desconforto", diz o pneumologista do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas, Ubiratan de Paula Santos. Ele afirma ainda que o ar condicionado deve ficar desligado. "Ele retira a água do ar e isso faz com que nosso organismo gaste muito mais energia para umedecer o ar respirado."
A dona de casa Telma Cristina Cardoso dos Santos, de 29 anos, está acostumada a ouvir reclamações de irritação dos olhos e boca seca das filhas Jéssica, de 6 anos, e Vitória, de 3. "Faço inalação em casa e dou muita água para elas." O pneumologista afirma que a desidratação nesta época do ano pode passar despercebida. "Ao contrário do verão, que eliminamos água pelo suor, no outono, a água é eliminada na respiração e não percebemos." C.B. e L.A.
Dicas
Evite correr próximo a corredores de tráfego ou praticar exercícios entre 11h e 15h
Mantenha a casa bem arejada
Evite contato com crianças ou adultos doentes
Faça lavagem nasal com soro fisiológico
Quando a umidade do ar estiver abaixo dos 30%, espalhe vasilhas com água nos ambientes da casa. Elas tornam o ar mais fresco
Mantenha o ar condicionado desligado. Ele retiram a água do ar, deixando-o mais seco
Não coloque fogo em terrenos baldios e vegetação seca. O clima seco aumenta as chances de incêndio e pode propagar o fogo em direção a indústrias, casas e estabelecimentos comerciais
Inalações são recomendadas apenas em pronto-socorros, com acompanhamento médico
Mantenha-se hidratado. Tome bastante água
Consulte o pediatra se a criança não quiser comer, estiver prostrada, cansada e com febre que não abaixa
Evite locais aglomerados ou fechados com pouca circulação de ar
Fonte: Jornal da Tarde
Notícia publicada em: 20/04/2010