Conferência na FAPESP debate na segunda e na terça-feira (12 e 13/04) as propostas de São Paulo para ciência, tecnologia e inovação nos próximos vinte anos
A FAPESP sedia na segunda e na terça-feira da próxima semana (12 e 13/04) a Conferência Paulista de Ciência, Tecnologia e Inovação (C&T&I), que irá discutir propostas para aperfeiçoar as bases acadêmica, empresarial e privada do sistema científico e tecnológico estadual nos próximos 20 anos. O evento é uma reunião preparatória da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será realizada em Brasília entre os dias 26/05 e 28/05. “A Conferência Paulista será um momento para se discutir e aprofundar o entendimento sobre o sistema de ciência e tecnologia em São Paulo, que é o mais avançado do país, e sobre as relações entre o sistema paulista e o sistema nacional. A heterogeneidade do sistema nacional de ciência e tecnologia requer diferentes políticas públicas para diferentes regiões", disse o diretor científico da FAPESP, Carlos Henrique de Brito Cruz, que apresentará a palestra “Plano para C&T&I em São Paulo – 15 anos” na abertura do evento. “Em São Paulo apenas 13% do dispêndio em pesquisa e desenvolvimento (P&D) vem do governo federal, enquanto que nos demais Estados brasileiros o dispêndio federal predomina. Como em São Paulo se produz 50% da ciência e 45% dos doutores, o limitado apoio federal à P&D em São Paulo acaba prejudicando o desenvolvimento científico do país", destacou.
Serão discutidos temas como a importância da ampliação do diálogo entre empresas e cientistas, a necessidade de aperfeiçoar o modelo de articulação entre as instituições envolvidas na produção científica e tecnológica e os gargalos no processo de inovação, entre outros.
A Conferência Paulista de C&T&I foi organizada em cinco painéis temáticos. Dois deles acontecem na tarde de segunda, dia 12: “Pesquisa e desenvolvimento no setor privado em São Paulo” e “Áreas e temas focais para pesquisa e desenvolvimento em São Paulo”. O evento continua na terça-feira, com os painéis, “Pesquisa acadêmica em São Paulo”, “Formação de recursos humanos para ciência, tecnologia e inovação em São Paulo” e “São Paulo e o Sistema Paulista de Ciência, Tecnologia e Inovação”. Os relatores dos painéis compilarão as conclusões do evento, que serão levados à reunião de Brasília.
Fonte: http://revistapesquisa.fapesp.br/?art=6371&bd=2&pg=1&lg=