sexta-feira, 30 de abril de 2010

Atenção nas aplicações de anticoncepcionais

Um dos anticoncepcionais injetáveis mais usados atualmente tem em sua fórmula dois hormônios: acetato de noretisterona e valerato de estradiol.
Por ser uma solução oleosa, esta injeção tem a vantagem de proporcionar melhor regularidade na absorção e, consequentemente a manutenção dos níveis séricos
destes fármacos.
A posologia consiste na aplicação de uma ampola mensal, sempre em dia fixo no mês. O início de seu uso (a primeira injeção) deve ocorrer no primeiro dia do ciclo menstrual (primeiro dia da menstruação), seguindo a prescrição médica.
Como qualquer medicamento, este contraceptivo tem indicações, contraindicações
e a possibilidade da ocorrência de reações adversas.
Estes fatores só podem ser adequadamente avaliados em consulta médica. Portanto, a aplicação só deve ser feita mediante a apresentação da prescrição médica.

Eficácia
A técnica de aplicação é uma variável muito importante na manutenção da eficácia deste anticoncepcional, por isto, algumas orientações devem ser sempre seguidas:
􀀻 A aplicação é por via intramuscular profunda utilizando-se a técnica de trilha em “Z”, preferencialmente na nádega.
􀀻 É importante cobrir o local da aplicação para evitar refluxo. Por questões
de higiene não devemos usar esparadrapo e sim um curativo pronto oclusivo ou material próprio.
􀀻 Deve-se ter o cuidado de não massagear ou fazer compressas no local,pois isso pode alterar a absorção do medicamento.

Refluxo
Sabe-se que o refluxo pode acontecer após a aplicação de qualquer solução oleosa. A prática correta e consistente da aplicação da técnica de trilha em “Z” reduz a praticamente zero a ocorrência deste problema..
Se houver refluxo da solução injetada, não se deve jamais aplicar uma nova ampola ou parte dela, pois não é possível identificar a quantidade de fármaco perdida. Caso isso ocorra, o profissional de farmácia deve informar à paciente que omedicamento refluiu e orientá-la a utilizar preservativos como método contraceptivo adicional de barreira, até a aplicação da próxima injeção, seguindo o ciclo menstrual.
É importante ter atenção nos casos de clientes que vestem roupas apertadas,
como é bastante comum entre as adolescentes.
Ao vestir uma roupa muito justa após a aplicação, se não foi praticada adequadamente a técnica de trilha em Z, poderá haver refluxo. Portanto, é preciso orientar as clientes nesses cuidados quando da próxima aplicação.

Reflexo vagal
Algumas pessoas mais sensíveis podem apresentar o chamado reflexo vagal, o
qual pode ocorrer com qualquer injeção e principalmente com as soluções oleosas.
O reflexo consta de mal estar após a aplicação, podendo chegar a desmaio.
Para prevenir ou minimizar essa ocorrência, é indicado fazer a aplicação com
a paciente deitada. Se isso não for possível, pelo menos ela deve permanecer
recostada em uma cadeira.
A aplicação deve ser feita de forma extremamente lenta e, após o procedimento, a paciente deve sentar-se e ficar em observação por alguns minutos.

Caso você necessite de mais informações sobre aplicações de contraceptivos injetáveis,ligue para 0800 702 1241 ou acesse o site
www.bayerscheringpharma.com.br
ou então envie e-mail para
sac@bayerhealthcare.com