A Medquímica Indústria Farmacêutica Ltda foi fundada em 1975, na cidade de Juiz de Fora, pelo atual presidente Jorge Lages de Oliveira. Pouco tempo depois, a empresa foi vendida e mudou-se para a cidade de Leopoldina, na Zona da Mata mineira.
Em 1989, Jorge Lages recomprou a empresa, permitindo que ela retornasse novamente para Juiz de Fora. Mantendo a preocupação de garantir a qualidade dos produtos, a Medquímica passou por um período delicado no final da década de 80, fase em que ocorria um forte controle de preços no país.
Durante os anos de 1989 a 1994, a Medquímica reaplicou todos os lucros na própria empresa, permitindo que, em 1995, passasse a usufruir de competitividade no mercado. A partir de então, a empresa começou a investir forte na área de controle de qualidade físico-químico e microbiológico, bem como na implantação e na modernização dos maquinários da indústria.
Entre 1995 e 1998, a empresa desfrutou de um crescimento contínuo tanto na área física quanto na comercial. A partir de 2001, com a ampliação das áreas de produção e com a aquisição de novos equipamentos para testes analíticos e microbiológicos, a Medquímica trouxe mais segurança e eficiência a seus produtos.
Atualmente, a Medquímica está presente em todo o território nacional. As novas instalações irão colocar a Medquímica na posição de indústria de medicamentos mais moderna de Minas Gerais.
Produzindo sólidos e líqüidos orais, genéricos, pomadas, cremes, antibióticos especiais e hormônios, com controle físico-químico e microbiológico, com a nova fábrica a produção da Medquímica passará de 250 para 300 apresentações até o final de 2010. Cerca de 45 novos empregos diretos serão gerados. (WR)
Fonte: Diário do Comércio (MG)
Notícia publicada em: 14/01/2010