Parque do Ibirapuera recebe “Tour pela Audição”, onde as pessoas poderão conhecer mais sobre esse sentido por meio de um ouvido gigante interativo
Como parte das celebrações do Dia da Audição, a Sociedade Brasileira de Otologia promove, por meio da Campanha Nacional da Saúde Auditiva, o “Tour pela Audição”, que será realizado até 10 de novembro, na Marquise do Parque do Ibirapuera, em São Paulo (SP). O evento será itinerante em 2010 e passará por outras cidades brasileiras depois de sua estadia no Parque. O objetivo do “Tour” é mostrar como funciona o ouvido humano, quais são suas funcionalidades e os perigos que o som alto e os barulhos podem trazer à audição.
As pessoas entrarão por uma orelha gigante inflável, seguindo por um corredor que reproduz o canal auditivo. Ao entrar por este tubo, todas as partes que formam o ouvido interno estarão representadas em sequência, com textos explicativos e vídeos mostrando exatamente o lugar onde se está. Nas paredes do ouvido interno, pequenos textos explicarão algumas das funcionalidades e características de um dos mais importantes órgãos do corpo humano. O inovador é que as pessoas poderão tocar e conhecer partes como martelo, bigorna (os menores ossos do corpo), saber por que a cera é importante e ver onde termina o ouvido, no gigante caracol chamado cóclea.
Após conhecer o ouvido por dentro, otorrinolaringologistas medirão os aparelhos de jovens que estejam ouvindo música colocando seus fones de ouvido em um Decibelímetro (aparelho que mede a intensidade sonora). Acima de 85db é extremamente prejudicial à saúde auditiva das pessoas e pode levar, em exposições assíduas, à perda auditiva. Após as medições, os médicos vão construir um banco de dados e ver o perfil dos jovens que utilizam esses aparelhos. A pesquisa será divulgada em toda mídia nacional.