Empresas realizam campanhas que contribuem para disseminar informação. Veja algumas iniciativas
Ser diferente e promover ações que possam contribuir tanto para a saúde da população quando para o meio ambiente são diferenciais que algumas empresas do canal farma estão trabalhando. A Farmais investe esse objetivo e a cerca de 20 anos vem realizando atividades em prol das pessoas como o Dia da Hipertensão e a Campanha do Agasalho. "No começo as campanhas eram voltadas ao calendário promocional da rede e, mas ao longo do tempo, entendemos que a responsabilidade social centra-se em continuidade, engajamento e conscientização maior sobre a questão", diz a responsável pelo Marketing da Rede Farmais, Célia Ayako Sekiguchi.
Em setembro, a Farmais iniciou a Campanha Pequeno Cidadão em comemoração ao Dia das Crianças. Todas as unidades da rede estão recebendo doações de brinquedos, materiais escolares, livros e revistas infantis e ao final cada uma delas escolhem uma instituição que será beneficiada com esses itens. "Essa ação tem dois objetivos: contribuir para a formação das crianças e contemplar entidades infantis (priorizando as que cuidam de crianças portadoras do vírus HIV e depois das que recebem crianças carentes)", explica Célia.
As Farmácias Nissei também estão empenhadas e com a ajuda de parceiros realizam campanhas nas áreas de saúde, bem-estar e responsabilidade social para a comunidade. Recentemente a Nissei apoiou projetos como caminhadas e campanhas de prevenção à Gripe A. "Temos o Clube da Melhor Idade que oferece desconto em medicamentos de uso contínuo e promove bailes e viagens, onde os idosos praticam atividades físicas e fazem amizades" fala a gerente de marketing das Farmácias Nissei, Patricia Maeoka.
As filiais terão promoções em toda a linha infantil e realizará um evento para os filhos dos funcionários em comemoração ao Dia das Crianças. Não são somente as redes de farmácias estão engajadas nesse assunto. A indústria também está de olho nesse processo. Como é o Novo Nordisk que no dia 14 de novembro realizará a Corrida NovoNordisk Mudando o Diabetes, que acontecerá na Cidade Universitária, em São Paulo. O objetivo é chamar a atenção e mostrar que apesar de ser uma doença crônica é possível ter uma vida ativa e saudável.
Além do exemplo da indústria farmacêutica cita à cima voltamos às lojas do varejo e citamos o exemplo da Drogaria São Paulo, que além de ter ações voltadas para a sociedade e para o meio ambiente como a Campanha de Arrecadação de Brinquedos e Pilhas e Baterias também realiza duas ações com a ajuda de seus funcionários. Cada unidade possui uma biblioteca graças à ajuda de seus colaboradores. Atualmente há uma biblioteca em cada unidade, com acervos que variam de 200 a 1.200 livros e revistas. Uma atividade que acontece o ano inteiro é a Campanha de Doação de Sangue que conta com a participação de todo o pessoal. Essa prática já recolheu, neste ano, 3.492 bolsas de sangue em apenas um mês, um aumento de mais de 30% em relação ao ano de 2008.