O Varejo está, mundialmente, ganhando importância como atividade econômica pelas dimensões que este negócio vem obtendo em termos de faturamento, número de empregados e consumidores atendidos. Como exemplo desta importância, vale lembrar que a maior empresa do mundo em faturamento, no início do século 21, é uma empresa de varejo: a americana Wal-Mart.
No Brasil, o varejo farmacêutico esta passando por grandes transformações em velocidades muito superiores às velocidades das mudanças do passado. A crescente concentração do setor, com o aumento do número de grandes redes, tem afetado as farmácias independentes, chegando mesmo a ameaçar sua existência no futuro.
O País tem hoje, aproximadamente, 55.000 farmácias. Deste total, cerca de 15.000 pontos de venda pertencem às grandes redes, restando um total de 40.000 lojas independentes ou de pequenas redes com no máximo 4 ou 5 farmácias.
Muito embora as farmácias independentes tenham um papel social fundamental, devido a sua presença nos bairros mais distantes, nos menores municípios e locais de baixo poder aquisitivo, não se pode assegurar que continuarão a atender seus clientes, caso o cenário atual seja mantido. Entre os principais problemas enfrentados pelo varejo independente podemos citar:
Baixo poder econômico: o que dificulta sua capacidade de negociação com os fornecedores (Indústria e Distribuidores), reduzindo a capacidade de competição com as redes;
Pouco acesso aos produtos de maior giro, ou valor agregado, gerando perda de vendas importantes;
Ausência de programas de fidelização e descontos comuns às grandes redes;
Capacidade de gestão limitada e pouco treinamento do proprietário e funcionários.
Assim, é fundamental que o varejo independente não só se modernize sob o ponto de vista de gestão do negócio, mas, sobretudo, que disponha de meios para melhorar seu poder de compra e conseqüentemente a lucratividade e competitividade. É importante destacar que a modernização isolada do varejo não será suficiente, sobretudo para melhorar a lucratividade do setor, pois o maior problema reside no modelo ultrapassado, onde o oligopólio dos Distribuidores dita as regras de prazo, descontos e principalmente do crédito concedido às farmácias, priorizando sempre os maiores em detrimento dos menores.
A utilização de portais (internet) é um novo veículo de informação e atualização das farmácias independentes do País. Nos Portais os associados encontram diversos canais de informação, como: Notícias, Cursos, Consulta de Preços de Medicamentos, Legislação e o mais importante as, Distribuidoras On-line. Ao acessar este canal a farmácia cadastrada poderá comprar produtos farmacêuticos, perfumaria, de higiene e saúde, além outros itens que compõe o mix de produtos do seu negócio. A Lista de medicamentos disponíveis vem sendo cuidadosamente selecionada de forma a permitir que as farmácias independentes possam adquirir produtos de alto giro e valor agregado com descontos especiais, dando-lhes condição de competir com as redes em grau de igualdade. Um dos aspectos mais importantes das Distribuidoras On line e que certamente deverá impulsionar as farmácias a efetuarem seus pedidos através deste novo canal de suprimento, está na base pela qual o projeto foi desenvolvido e será implementado. Diferente do “pedido eletrônico” já disponível em poucas distribuidoras tradicionais, onde a farmácia necessita instalar programas especiais de computador, e não é possível utilizá-lo para comprar de outros fornecedores ou mesmo acessá-lo de outros computadores, na distribuidora on line do portal, a única exigência é o acesso a internet. Portanto, o proprietário ou comprador pode acessar a Distribuidora On Line de qualquer computador, da sua casa, ou até mesmo de uma Lan House, e fazer seu pedido com descontos e condições especiais. Comprando pela Distribuidora On Line (Internet) as farmácias podem controlar melhor o estoque, melhorar a eficiência e a lucratividade, além de aumentar a satisfação dos clientes, reduzindo eventuais faltas de produtos e antecipando rapidamente as necessidades do mercado. As Distribuidora On Line permite que o proprietário da farmácia
permite que a melhoria da lucratividade do varejo farmacêutico nacional.